Suzano supera 200 mil vacinados com a 1ª dose da Covid

Cidade abre nesta quinta vacinação para maiores de 12 anos com comorbidades 

Divulgação

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano já contabiliza 201.007 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 81,5% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 70.848 já completaram a segunda etapa e 7.547 receberam a imunização em dose única. A expectativa é que o número cresça nesta quinta-feira (26), quando o cronograma contempla os adolescentes maiores de 12 anos com comorbidades e, na sexta-feira (27), tendo como foco a primeira dose dos jovens maiores de 16 anos. Já a segunda dose será oferecida nos dois dias, conforme prazo até 29 de agosto.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a estimativa de público tem como base as informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e garante aferições próximas do cenário atual. O chefe da pasta comenta que está bastante otimista com os números registrados no ‘Vacinômetro’, com mais de 200 mil vacinados. O índice representa mais da metade da população total de Suzano já beneficiada com pelo menos a primeira dose. Ishi explica que nesta semana, sobretudo na sexta-feira, um passo importante será dado com a vacinação dos jovens de 16 e 17 anos sem nenhuma condição de saúde preexistente; já nesta quinta, o dia será dos adolescentes com comorbidades, que tende a ser um grupo reduzido.

As operações dos dois dias serão descentralizadas, das 8 às 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia). A Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) terá horário estendido até as 19 horas no ginásio e sistema drive-thru até as 17 horas.

O atendimento ao público que precisa completar a segunda dose, com prazo até 29 de agosto, também estará disponível em ambas as datas. Para concluir a etapa, basta o cidadão apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira aplicação.

No caso dos adolescentes com comorbidades, maiores de 12 anos, será exigido laudo médico e/ou receita médica com resultados de exames recentes (original e cópia), além dos documentos de praxe para a primeira dose: RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário.

Vale destacar que todas as pessoas menores de idade devem comparecer ao polo de imunização acompanhadas pelo pai/mãe ou responsável legal, devendo ainda informar o nome e RG do responsável no verso da filipeta oficial do município. Caso o adolescente compareça à vacinação desacompanhado, uma via do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido deverá ser apresentada devidamente preenchida e assinada pelo responsável legal. O documento também está disponível para impressão em bit.ly/CronogramaVacinaSuzano.

Todas as informações são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é (11) 4745-2035.