Mogi das Cruzes
Semae Mogi das Cruzes identifica e conserta 30 vazamentos em uma semana
Semae aplica geofonamento para encontrar falhas ocultas e estabilizar o fornecimento de água em áreas afetadas

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes identificou e reparou 30 pontos de vazamento na rede de distribuição de água da região leste, entre os dias 19 e 24 de setembro. A ação, que envolveu a utilização da técnica de geofonamento, ajudou a estabilizar a pressão e a normalizar o abastecimento de água em bairros do distrito de Cezar de Souza, que estavam enfrentando problemas de desabastecimento.
A tecnologia de geofonamento permite a detecção de vazamentos que não afloram à superfície. Através de equipamentos mecânicos e eletrônicos, é possível identificar ruídos na tubulação, tanto nas redes principais quanto nos ramais que conectam a rede pública às residências. Este método aprimora a rapidez das manutenções preventivas e corretivas, além de reduzir as perdas de água.
José Luiz Furtado, diretor-geral do Semae, destacou a eficiência da técnica: “Com o geofonamento, conseguimos solucionar rapidamente o problema de desabastecimento. Contudo, é fundamental que os moradores que ainda não possuem caixa d’água providenciem a instalação de um reservatório para evitar transtornos em futuras manutenções.”
Furtado também orienta que a instalação de um reservatório com capacidade de 200 litros por pessoa é essencial, especialmente em áreas mais altas ou onde o abastecimento é feito por redes bombeadas. Por exemplo, uma residência com cinco moradores deve ter uma caixa d’água com capacidade de, pelo menos, 1.000 litros. Esse armazenamento garante autonomia de até 24 horas, caso ocorra a interrupção no fornecimento de água.