Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi das Cruzes negocia recursos federais para nova Maternidade Municipal

Reunião em Brasília tratou também da adesão a programas federais e do fortalecimento da rede materno-infantil da cidade

Pedro Henrique

Publicado

há 2 horas

em

Prefeitura de Mogi das Cruzes negocia recursos federais para nova Maternidade Municipal

Divulgação/PMMC

O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, se reuniu nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF), com equipes técnicas do Ministério da Saúde para discutir o apoio financeiro e a adesão a programas federais voltados à abertura da Maternidade Municipal. O encontro também abordou o custeio de novos equipamentos e a ampliação de programas estratégicos da rede municipal de saúde.

Segundo Cusatis, o diálogo com o governo federal é fundamental para garantir o pleno funcionamento da unidade, que deve oferecer atendimento humanizado e de excelência. “O objetivo da prefeita Mara Bertaiolli e da nossa gestão é assegurar o apoio financeiro do Governo Federal para garantir o funcionamento da Maternidade e fortalecer a rede de atenção materno-infantil”, afirmou o prefeito em exercício.

As tratativas com o Ministério da Saúde começaram em junho, quando Cusatis e a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, se reuniram com o ministro Antônio Padilha para discutir a operacionalização da unidade. Em outubro, a prefeita Mara Bertaiolli recebeu o assessor do Ministério, Humberto Tobé, que visitou as instalações do futuro Hospital da Mulher e da Criança, no bairro Braz Cubas.

Durante o encontro em Brasília, além de Téo Cusatis e Rebeca Barufi, participaram Juliana Xavier Tavares Soares Matos (Rede Básica de Saúde), Aline Santos de Lara (Urgências e Emergências) e Paula Regina Lopes Godoy Beono (Odontologia). Pela equipe federal, estiveram presentes representantes de diferentes coordenações e assessorias do Ministério da Saúde.

A comitiva de Mogi apresentou ofícios solicitando apoio financeiro mensal e adesão a programas federais para o custeio da Maternidade Municipal, que contará com sete pavimentos, 90 leitos e estrutura completa para atendimentos em obstetrícia, neonatologia, diagnóstico por imagem e banco de leite humano.

Também foram apresentados pedidos para ampliação do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC), inclusão no programa “Agora Tem Especialista”, incentivos do PAC Seleções, apoio à Cidade da Saúde, que deve abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e regularização das UPAs Rodeio e Jundiapeba, condição necessária para habilitação e repasse de recursos federais.

A secretária Rebeca Barufi destacou a importância da parceria para a sustentabilidade da nova unidade: “Estamos trabalhando para que cada detalhe da Maternidade traduza o cuidado, o acolhimento e a segurança que nossas mulheres e nossos bebês merecem. Essa articulação com o Ministério da Saúde é essencial para que o serviço nasça forte e sustentável”, afirmou.

O Ministério da Saúde se comprometeu a analisar e priorizar as demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, dando continuidade às tratativas técnicas para a viabilização dos projetos.

banner-onovo
EVVE BANNER