Rogério Rocha

Primeira Lua gasosa é encontrada!

Rogério Rocha

Publicado

há 3 anos

em

Primeira Lua gasosa é encontrada!

Reprodução

Quando nos referimos às luas do sistema solar já descobertas, por volta de 180... todas elas são rochosas e geladas.

A principal razão pela qual não temos luas de gás é que elas simplesmente não são grandes o suficiente. O gás é muito volátil, tem um alto grau de movimento e isso facilita a fuga do mesmo. Isso acontece em todos os corpos do sistema solar que têm gás na atmosfera, embora a taxa em que eles perdem gás tende a ser muito pequena.

Essa alta taxa de movimento significa que os objetos precisam atingir um certo tamanho antes de poderem se manter em uma atmosfera. A maioria das luas não atinge esse limite mínimo de tamanho.

Como as luas são pequenas, sua influência gravitacional geralmente não pode ser igual aos planetas-mãe. Isso significa que o planeta geralmente retira todo o gás das luas.

Mas, quando falamos de planetas e luas fora do sistema solar, conhecidos como explanetas... a historia pode ficar um pouco diferente da que conhecemos...

Agora, Astrônomos revelaram a existência do que parece ser a primeira lua detectada fora de nosso sistema solar, um grande astro gasoso do tamanho de Netuno que não se parece com nenhuma lua conhecida e orbita um planeta também gasoso muito maior do que Júpiter.

Essa exolua e o planeta que ela orbita, que se estima ser várias vezes mais volumoso do que Júpiter, o maior planeta de nosso sistema solar, são ambos gasosos, uma combinação inesperada para os astronomos. E eles estão localizados a 8 mil anos-luz da Terra.

A exolua é exponencialmente maior do que a maior lua de nosso sistema solar. Enquanto a lua Ganimedes de Júpiter tem um diâmetro de cerca de 5.260 quilômetros, estima-se, como citei no inicio, que a exolua tem a dimensão aproximada de Netuno, o menor dos quatro planetas gasosos de nosso sistema solar, com um diâmetro de cerca de 49 mil quilômetros.

A exolua e seu planeta orbitam a Kepler-1625, uma estrela semelhante em temperatura ao nosso sol, mas cerca de 70 por cento maior. A lua descoberta orbita a cerca de 3 milhões de quilômetros de seu planeta e sua massa é aproximadamente 1,5 por cento do planeta que ela orbita.

Os astrônomos da Universidade de Columbia recorreram ao método de "trânsito" já usado por pesquisadores para detectar quase 4 mil exoplanetas. Eles observaram uma diminuição do brilho da Kepler-1625 quando o planeta e depois sua exolua passaram diante dele. E o tamanho e a composição gasosa da exolua desafiam as teorias atuais sobre a formação de luas.

Alex Teachey e David Kipping, cientistas que lideraram essa descoberta, usaram dados Telescópio Espacial Hubble e o Telescópio Espacial Kepler da Nasa para essa descoberta incrivel que eu acho que pouca gente tem conhecimento!

As descobertas foram publicadas no periódico científico Science Advances.

Astronauta Urbano.

Quando criança era vidrado em dinossauros e planetas! Sempre pesquisando acabou se tornando um divulgador ciêntifíco. E junto com isso criou a marca Astronauta Urbano. Assim, ele desperta o ciêntista que toda pessoa têm dentro de si.