Os Pilares da Criação: Um berço estelar

NASA

Essa linda imagem mostra os PILARES DA CRIAÇAO! Eles são três grandes colunas de gás e poeira que se formaram dentro da Nebulosa da Águia — um recente aglomerado estelar —, que está localizada a aproximadamente 7 mil anos-luz da #Terra.

Para quem não sabe, Nebulosas são nuvens moleculares de hidrogênio, poeira, plasma e outros gases ionizados. São regiões de constante formação estelar, e isso ocorre quando partes do material que constitui a nebulosa começam a se aglutinar, formando estrelas e sistemas planetários, assim como o nosso. Isso mesmo! Nebulosa é o berço do cosmos.

No dia 01 de abril de 1995, o Telescópio Espacial Hubble tirou uma fotografia e registrou o fenômeno que recebeu esse nome por causa do seu formato de três pilares e também por conta de estar situado em um local de formação de estrelas. Essa imagem se tornou um dos mais famosos registros feitos de fora do nosso Sistema Solar.

Entretanto, a NASA divulgou que os Pilares da Criação já não existem mais e que eles provavelmente já foram destruídos há mais de mil anos, atingidos por uma supernova (resultado de uma estrela supermassiva que entrou em colapso). Esse choque ainda não pode ser presenciado aqui da Terra por estar a 7.000 anos-luz de distância! Mas como o ocorrido foi ha 1.000 anos atrás, daqui a 6.000 anos quem estiver por aqui verá um grande espetáculo no céu!

A partir de agora vocês irão saber tudo o que o cosmos tem para nos ensinar e suas maravilhas que nos deixam de boca aberta! Sejam bem vindos!

Rogerio Rocha

www.astronautaurbano.com.br