Regional

Deni dá aulas de Capoeira para mais de 50 alunos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Deni cresceu vendo o seu irmão mais velho treinando Capoeira, até que aos 10 anos começou a treinar com ele e hoje, aos 34 anos é professor e dá aulas para 50 alunos

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Deni dá aulas de Capoeira para mais de 50 alunos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Reprodução

 

A Capoeira vai além de modalidade esportiva e é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Quem pratica Capoeira, vivencia não somente a arte marcial, mas o esporte, a cultura popular, a dança e a música.
É o caso de Valdenir da Silva Oliveira, o professor Deni, praticante de Capoeira há 24 anos. Deni cresceu vendo o seu irmão mais velho treinando Capoeira, até que aos 10 anos começou a treinar com ele e hoje, aos 34 anos é professor e dá aulas para 50 alunos pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (SEMCEL) de Guararema.
Durante estes 24 anos no esporte, Deni participou de vários campeonatos e foi assim, frequentando diversas rodas, entre um gingado e outro, que ele reuniu conquistas importantes no esporte, como o primeiro lugar no campeonato JOYCE, em Guararema; o terceiro lugar no Fest Raça, em São José dos Campos, além das participações nos Jogos Regionais em que ele alcançou o terceiro lugar em 2017 e quarto lugar em 2016 e 2019. Sua inspiração inicial veio com o irmão mais velho, porém sua grande referência é Devanil Peres, o Mestre Nil, que também dá aulas pela SEMCEL.
O que ele ensina aos seus alunos hoje é o que ele aprendeu em toda a sua trajetória, que é preparar os alunos para a vida. "O esporte pode interferir nas vidas das pessoas em vários aspectos como na saúde física e mental, disciplina, no emociona. Quem pratica esporte vive mais feliz e mais disposto ao encarar o seu dia a dia", disse.