Guararema

‘Caixola Recicla’ leva teatro, oficinas e cortejo cultural a Guararema nesta sexta (4) e sábado (5)

Atividades são gratuitas e reúnem arte, reciclagem e participação de artistas locais no Complexo Esportivo Paulo Geanetti Machado

Sara Virginia

Publicado

há 6 horas

em

‘Caixola Recicla’ leva teatro, oficinas e cortejo cultural a Guararema nesta sexta (4) e sábado (5)

Divulgação

O projeto “Caixola Recicla”, do Grupo Teatro a Bordo, desembarca em Guararema nesta sexta-feira (4) e sábado (5) com uma programação gratuita que une arte, sustentabilidade e participação da comunidade. A ação ocorre no Complexo Esportivo Paulo Geanetti Machado, no novo viário que liga o Nogueira ao Centro, e conta com apresentações teatrais, oficina de reciclagem e cortejo com artistas locais.

Nesta sexta-feira (4), a programação começa com o “Cortejo de Chegança”, que percorrerá escolas municipais das 9h às 11h e das 14h às 16h, encerrando com uma intervenção nas ruas às 17h. Durante o dia também será realizada a oficina “Bonecos Brincantes”, exclusiva para alunos da rede pública. A proposta é chamar a atenção para o projeto e mobilizar o público de forma interativa e lúdica.

No sábado (5), as atividades têm início às 16h com o espetáculo infantil “A Princesa e o Gigante”, que narra as aventuras de dois palhaços durante uma sessão solene cheia de imprevistos, destacando o valor da amizade e da imaginação. Às 18h, o grupo local Moçambique Unidos na Fé sobe ao palco, seguido de uma sessão de curtas-metragens às 19h.

Encerrando a noite, às 19h30, o público confere o espetáculo “Caixola Recicla”, que mistura humor, poesia e música para falar de meio ambiente. No enredo, uma trupe teatral enfrenta um palco tomado pelo lixo e decide transformar os resíduos em elementos cênicos: sacolas viram peixes, latas viram instrumentos e bonecos ganham vida com garrafas PET. A apresentação terá tradução em Libras.

O projeto é realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e apoio da Prefeitura de Guararema. Além das apresentações, a comunidade também participa da coleta de materiais recicláveis usados na produção dos espetáculos e oficinas.

Com mais de 17 anos de estrada, o Teatro a Bordo já passou por mais de 500 cidades com seu caminhão-palco movido a energia solar. Após Guararema, o projeto segue para cidades como Cubatão, Jaguariúna e Ribeirão Pires.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER