Guararema -  Banner728x90 Guararema Mobile 320x50

Internacional

Hamas libera 20 reféns vivos após acordo de cessar-fogo

Ação faz parte de pacto mediado pelos EUA para encerrar mais de dois anos de conflito entre Israel e o Hamas

Pedro Henrique

Publicado

há 2 horas

em

Hamas libera 20 reféns vivos após acordo de cessar-fogo

Reuters

O grupo Hamas libertou hoje (13), 20 reféns que estavam sob seu poder na Faixa de Gaza há mais de dois anos, como parte de um acordo de cessar‑fogo firmado com Israel e mediado pelos Estados Unidos. Segundo o governo israelense, dos 48 reféns que ainda seriam mantidos pelo Hamas, 20 foram libertados com vida. Israel afirma que 28 reféns morreram no cativeiro, embora em dois casos a situação permaneça oficialmente indefinida.

A libertação ocorreu em duas etapas: sete reféns foram liberados no norte de Gaza já pela manhã, e os outros 13 no sul do território. Eles foram entregues à Cruz Vermelha e, posteriormente, às Forças de Defesa de Israel, onde receberam atendimento e foram reunidos com os familiares. Em troca da libertação dos reféns, Israel começou a libertar cerca de 2 mil prisioneiros palestinos, entre eles 250 condenados à prisão perpétua. 

Entre os 20 reféns libertados, estão nomes já divulgados pelo Hamas, como Bar Abraham Kupershtein, Evyatar David, Gali e Ziv Berman, Alon Ohel, Guy Gilboa‑Dalal, Nimrod Cohen, Omri Miran, Eitan Mor e outros. Até o momento, não há cronograma definido para a devolução dos corpos dos que faleceram no cativeiro. O Hamas solicita prazo adicional para localizar e entregar os restos mortais.

O plano de paz divulgado pelos Estados Unidos e acordado entre as partes contempla ainda o fim dos bombardeios em Gaza, a retirada parcial das tropas israelenses e a entrega gradual dos corpos dos reféns que faleceram no cativeiro. Contudo, muitos detalhes do cronograma e da implementação do cessar‑fogo permanecem em aberto.

Durante discurso no parlamento israelense, o presidente norte-americano Donald Trump descreveu o momento como “histórico” e afirmou que simboliza o fim de uma era de terror e mortes, além de inaugurar um novo amanhecer para o Oriente Médio.

banner-onovo
EVVE BANNER