Após 23 anos com o mesmo comandante, município de Guararema recebe novo Delegado de Polícia

Arquivo Pessoal

F ormado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), o doutor Denis Barbosa Miragaia Cintra, de 40 anos, assumiu o cargo de Delegado de Polícia recentemente em Guararema.
Denis Miragaia ingressou na Polícia Civil como Delegado de Polícia em 2012. Em maio deste ano, atuou pela primeira vez na cidade de Guararema para substituir o doutor Tourinho que estava de licença prêmio. Anteriormente, Miragaia trabalhava como delegado assistente no DP Central de Itaquaquecetuba. 
O delegado está oficialmente há um mês atuando em Guararema e já consegue fazer uma avaliação de quais crimes foram registrados com maior frequência  desde quando ele assumiu o  cargo. “Dá para a gente ter uma noção do perfil de crimes que registra. Nós temos uma incidência maior de crimes como furto, então é algo que a gente tem ideia de que precisa estar combatendo, principalmente furtos a residência”, explica.  Para o delegado, uma das razões do alto índice de furtos a residência é o fato de a cidade possuir bastante chácaras e sítios. “As pessoas vêm apenas aos finais de semana, isso facilita um pouco para a ocorrência de furtos, ou até mesmo o fato de ainda confiarem na segurança local . Às vezes deixam uma porta destrancada, uma janela aberta, o que também facilita”, diz. 
Outro crime que o delegado Denis Miragaia conta que há grande necessidade de combater é o tráfico de drogas. “Infelizmente a gente teve bastante ocorrência de tráfico de drogas em alguns pontos, locais específicos da cidade. Nós estamos atuando de forma bem severa no tráfico, sempre em parceria com a Polícia Militar da cidade”, explica. Comparando Guararema com a cidade em que trabalhava anteriormente, em Itaquaquecetuba,  o delegado afirma: “considero a cidade bem tranquila e sossegada. O que favorece é a integração da Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura e o Centro de Segurança Integrada (CSI) que têm uma parceria bem bacana e nos ajudam muito”. Sobre seu trabalho, Miragaia relata que “nunca vai ter um município onde consiga zerar completamente os índices criminais. Qualquer que seja o crime, sempre vai existir um furto, um roubo, um tráfico, ou até um crime mais grave como um estupro”.
A receptividade da população de Guararema foi algo que chamou a atenção do delegado. “Eu me senti muito bem recepcionado nas instituições, Prefeitura, Câmara, Polícia Militar, conselho tutelar; não só órgãos públicos da cidade, mas também pela população, o cidadão vem à Delegacia e podemos perceber que o município de Guararema é muito receptivo”, completa.
O atual delegado de Guararema não poupa elogios para o antecessor, doutor Tourinho. “É importante que fique claro que ele trabalhou aqui por 23 anos, à frente da Delegacia e desenvolveu um trabalho de alta qualidade. Foram muitos casos solucionados, o serviço que ele prestou aqui tem que ser reverenciado sempre”, comenta.
Para finalizar, doutor Denis Miragaia conta o que a população pode esperar dele como delegado: “o nosso compromisso é manter o serviço, manter a atuação de qualidade. Eu venho com o compromisso de manter o bom andamento da delegacia, que em Guararema funciona sempre bem, tudo muito certo, no prazo e alto nível de esclarecimento principalmente com os crimes contra patrimônio, como furto, roubo, que a gente consegue prestar aqui e contribuir cada vez mais para que sejam reduzidos os crimes na cidade”.