Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi inaugura serviço de acolhimento para idosos em situação de vulnerabilidade

O novo espaço tem capacidade para acolher cerca de 11 pessoas que vivem em situação de violência, vulnerabilidade ou com vínculos familiares rompidos

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Prefeitura de Mogi inaugura serviço de acolhimento para idosos em situação de vulnerabilidade

Foto: Warley Kenji/ PMMC

Na terça-feira, 2 de maio, foi inaugurada a Instituição de Longa Permanência para Idosos no bairro Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes. Durante a inauguração estiveram presentes o vereador Osvaldo Silva (REP), presidente da Comissão de Assistência Social e representante da Casa de Leis no evento, o vereador Johnross (PODE), o policial Maurino (PODE) e Maurinho do Despachante (PSDB).

O novo espaço tem capacidade para acolher cerca de 11 pessoas que vivem em situação de violência, vulnerabilidade ou com vínculos familiares rompidos. Este trabalho será realizado em parceria com a Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes, por meio de um termo de colaboração, e será monitorado pelo Departamento de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Secretaria Municipal de Assistência Social.

"O número de idosos em situação de abandono em nosso município é bastante complexo. Embora celebremos este espaço, não queríamos estar inaugurando uma instituição para acolher uma população idosa, pois isso significa que essa população está em situação de negligência e sofrimento. No entanto, como representantes do poder público, não podemos nos omitir e, em conjunto com a sociedade civil organizada, estamos pensando e implementando estratégias para acolher essas pessoas", disse a secretária de Assistência Social, Celeste Gomes.

O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini também esteve presente e abençoou a instituição com a oração do "Pai Nosso", juntamente com os presentes no evento. Ele acrescentou que a instituição é a representação do amor e da caridade e, portanto, eles estão liderando esse serviço para ajudar os mais necessitados. "É um grande trabalho que começa com os idosos em mente", completou ele.

"Este é um momento de fundamental importância, porque quando se fala que a casa irá acolher 11 idosos, ainda ouvimos reclamações, mas quando conseguimos tirar uma pessoa do sofrimento, já é uma vitória enorme. Esse número é muito significativo para a cidade de Mogi das Cruzes, que tem uma lista de espera de 30 idosos. Isso aqui é realmente uma vitória conquistada pelo esforço uníssono da Prefeitura, da Câmara e da Sociedade Civil", complementou o vereador Osvaldo Silva.

"Algumas coisas são difíceis de mensurar, e a dignidade humana é uma delas. Infelizmente, as pessoas valorizam mais uma ponte ou um prédio do que a qualidade de vida das pessoas. Assumimos a responsabilidade de servir à população e voltamos nossa atenção para os mais necessitados, até chegar a toda Mogi das Cruzes", concluiu o prefeito Caio Cunha.