Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega nova ESF Vila Nova União

Nova unidade tem capacidade para atender até 4,5 mil pessoas e 600m² de área construída. Foram investidos R$ 1,9 milhão e local terá 17 profissionais atendendo

ESF Vila Nova União será entregue neste sábado, às 10 horas/Foto: Divulgação

Neste sábado (14), às 10 horas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega a nova unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova União. Uma solenidade marca a inauguração da unidade e, após a cerimônia, moradores poderão realizar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste rápido de IST, avaliação odontológica e vacinação.

A nova ESF está localizada na Rua Coronel Cardoso de Siqueira, 2.662, ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal, e o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

"Vamos repetir o mesmo modelo adotado na semana passada, quando o público pôde conhecer a nova unidade e também os serviços da equipe e qualquer paciente que tiver alguma alteração detectada será encaminhado para acompanhamento e tratamento indicados", explica o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior. Na semana passada, a ESF Vila Nova Jundiapeba foi entregue, após reforma e revitalização, e também contou com a oferta de serviços de saúde à população. 

Segundo informações da prefeitura, a ESF Vila Nova União foi implantada buscando ampliar a atenção médica, desenvolver ações de prevenção às doenças e promover práticas saudáveis entre os moradores da região.

A nova unidade tem, no total, 600 metros quadrados de área construída e conta com capacidade para atender até 4,5 mil pessoas. O investimento foi de R$ 1.962.600,82. 

Entre os profissionais previstos para integrar o corpo clínico da unidade, estão dois médicos, um enfermeiro, dois dentistas, dois técnicos de saúde bucal, sete agentes comunitários de saúde, três técnicos de enfermagem, um técnico de farmácia e dois auxiliares administrativos, totalizando 17 pessoas.

A unidade oferecerá serviços como consultas, pré-natal, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, grupos educativos, planejamento familiar e visitas domiciliares.

O patrono 

A ESF Vila Nova União recebe o nome do médico Francisco Miguel Cury, falecido em 2019. Nascido em São Paulo, ele veio para Mogi das Cruzes na década de 70 para estudar Medicina. Especializou-se nas áreas de Clínica Geral, Dermatologia, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Saúde Pública e Medicina de Tráfego Aéreo e Terrestre. 

Ele atuou em diversas instituições, dentre elas o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, e foi sócio da Clínica Santa Lúcia, que deu origem ao Laboratório Santa Lúcia, onde atendeu aos mogianos por vários anos.