Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove o Dia D da Poda para melhorar arborização urbana e infraestrutura

A iniciativa, decidida em uma reunião realizada em 29 de novembro, reuniu secretários municipais e representantes da EDP

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 11 meses

em

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove o Dia D da Poda para melhorar arborização urbana e infraestrutura

Foto: Warley Kenji/PMMC

 Na próxima terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 8 horas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal, Infraestrutura Urbana e Agricultura, realizará o Dia D da Poda. A ação consiste na execução de podas de árvores em diversos bairros da cidade.

O trabalho será conduzido pelas equipes técnicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da EDP, atendendo aos pedidos registrados pela população via Ouvidoria e aplicativo Colab. A iniciativa, decidida em uma reunião realizada em 29 de novembro, reuniu secretários municipais e representantes da EDP.

Atualmente, a Administração Municipal e a EDP mantêm um grupo de trabalho focado na melhoria dos processos relacionados à arborização da cidade e à poda de árvores. O Dia D da Poda, uma das ações definidas pelo grupo, será realizado periodicamente.

"A poda de árvores é essencial para o crescimento saudável das árvores, contribuindo para benefícios como uma melhor visualização da sinalização de trânsito e eficiência na iluminação pública. O Dia D da Poda vai atender pedidos aguardando atendimento em nossa programação de serviços", explica Ionara Fernandes, secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal.

O evento será marcado pela integração entre as secretarias municipais. "Vamos atuar de forma conjunta, disponibilizando caminhões e máquinas para agilizar o trabalho e proporcionar o melhor resultado possível ao Dia D da Poda", afirma Alessandro Silveira, secretário municipal de Infraestrutura Urbana.

Na terça-feira, a Secretaria do Meio Ambiente atuará com equipe especializada em poda, enquanto a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana cederá caminhões e equipamentos específicos. As podas programadas para essa data serão realizadas em regiões como Taiaçupeba, Biritiba Ussu, Cocuera e Itapeti.

Além disso, o Dia D visa ampliar a harmonia entre a vegetação e o sistema elétrico local, reduzindo interrupções no serviço de energia causadas por galhos sobre as redes elétricas. Roberto Miranda, gestor da EDP, destaca que a parceria entre EDP e Prefeitura fortalece a preparação da cidade para enfrentar eventos climáticos severos, protegendo a vegetação impactada durante tempestades.