Na última sexta-feira (14), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, conversou com a equipe do jornal O Novo. Durante a entrevista, Caio esclareceu e comentou sobre as prioridades e tudo o que está em andamento na cidade. Confira a entrevista.
O novo: Quais são as principais prioridades do seu mandato como prefeito de Mogi ?
Caio: A principal prioridade é colocar Mogi na rota do desenvolvimento. A gestão trabalha para explorar o potencial em diversos segmentos. Alguns elementos precisam ser priorizados e, claro, aproveitar todo o potencial que a cidade oferece.
O novo: Como você pretende melhorar a infraestrutura de transporte e mobilidade?
Caio: Estamos cuidando do presente e também planejando o futuro de Mogi, resolvendo situações de forma a obter resultados duradouros para os mogianos.
Mogi conta com os projetos Viva Mogi e Viva Mogi II, que têm como objetivo a realização de obras, melhorias e a criação de novas vias e caminhos. Atualmente, por meio do programa Viva Mogi II, estamos conectando Mogi-Bertioga até César de Souza, promovendo alterações em diversos dispositivos e criando novos acessos.
O novo: Quais medidas estão sendo tomadas para promover o desenvolvimento econômico da cidade?
Caio: Primeiramente, tivemos que mudar uma cultura interna de relacionamentos com as empresas. A prefeitura, por parte dos empresários, era a entidade que só cobrava e colocava regras. Continuamos fazendo isso, mas agora oferecemos mais. Hoje, o empresário quer agilidade, porque tempo é dinheiro, então facilitamos a vida dele em relação aos processos burocráticos, entre outras coisas.
Não é que eu seja "bonzinho" com eles, mas eu entendi a necessidade desse público. Com isso, nesses dois anos e meio, as vagas de trabalho aumentaram em 147% com a abertura de novas empresas na cidade. Fomos de 1,8 bi para 2,57 bi na região. Hoje, Mogi lidera as oportunidades de emprego, com estoque de 7 mil vagas ao total.
O novo: Como é feito o investimento em educação e quais são os planos para melhorar a qualidade do ensino?
Caio: Mogi já tem uma boa marca no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nossos professores são muito bons e a estrutura das escolas não fica atrás, mas sempre podemos melhorar. Estamos mudando todo o processo e conceito da cidade de forma bem homeopática e pensada, deixando a escola ainda mais atrativa.
Hoje, em vez de fornecer apenas duas camisetas, oferecemos um uniforme completo e um kit de material de excelente qualidade. Além disso, estabelecemos a conexão entre as 213 escolas, adquirimos e distribuímos 4 mil notebooks para uso de professores e alunos. Também aumentamos o repasse de recursos para creches, além de outras medidas adotadas.
O novo: Quais são as medidas adotadas para garantir a segurança na cidade?
Caio: Mogi já investiu mais de 36 milhões em segurança, lembrando que segurança é responsabilidade e dever do estado, porém entendo que não dá para ficar esperando. Trocamos diversas câmeras da cidade, instalamos 40 totens em pontos estratégicos. Onde a criminalidade era alta, já há percepção de que a segurança melhorou, com alguns locais registrando uma redução a zero de ocorrências e melhorando a qualidade de vida dos mogianos.
Aprovamos a criação de 148 cargos para a Guarda Civil Municipal (GCM), o que poderá aumentar nosso efetivo municipal para um número maior do que o da Polícia Militar. Além disso, aumentamos o número de veículos em rondas. Também implementamos comitês de segurança nas escolas, nos quais nossa equipe realiza vistorias e fornece orientações para os profissionais e alunos.
Além disso, estou criando, através do COI (Centro de Operações Integradas), 2 centrais de monitoramento na região, que contarão com a presença da Polícia Civil, Militar e GCM em um só lugar. Estou estudando a ideia da muralha eletrônica, onde toda entrada e saída de Mogi serão monitoradas. Vamos atrás do problema a fim de solucioná-lo imediatamente.
O novo: Quais ações estão sendo tomadas para melhorar os serviços públicos em Mogi?
Caio: Trabalhamos com uma gestão focada em evidências. Todas as decisões são tomadas com base em estudos, não fazemos algo só porque parece ser necessário. Quando decidimos aumentar um recurso em algo, é porque realmente é necessário.
Mogi possui certificação internacional da Bloomberg Philanthropies, uma distinção concedida apenas a duas cidades no Brasil e sete em toda a América. Essa conquista é resultado de um processo de trabalho contínuo, baseado em planejamento e, principalmente, em evidências de melhoria.
O novo: Quais são as estratégias para promover a participação cidadã e envolver os moradores nas decisões?
Caio: Como prefeito, valorizo a participação dos mogianos na minha gestão. Para isso, temos o programa Participa Mogi, que atua em resposta às demandas dos líderes comunitários formados em diversos bairros. Dessa forma, além de encaminharem todas as demandas locais para a Prefeitura, as pessoas sabem como e com quem se posicionar. Afinal, ninguém sabe melhor do que os moradores o que precisa ser melhorado em seu próprio bairro.
Essas e outras perguntas feitas ao prefeito podem ser conferidas em nosso site.