Mogi das Cruzes

Plano Diretor de Turismo é discutido em Mogi das Cruzes

O Plano Diretor tem como objetivo embasar o desenvolvimento do turismo na cidade, reunindo os dados do setor

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Plano Diretor de Turismo é discutido em Mogi das Cruzes

Foto: Divulgação/PMMC

A audiência pública para a discussão do Plano Diretor de Turismo do município será realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no próximo sábado, dia 20. O encontro será na Câmara Municipal da cidade, a partir das 09h00, e será aberto a todas as pessoas que se interessarem pelo assunto. A reunião tem como objetivo apontar as diretrizes a serem seguidas para o desenvolvimento do turismo no município.

A Coordenadoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em conjunto com o curso de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), é responsável pela elaboração do Plano Diretor de Turismo do Município. O trabalho de planejamento, iniciado em agosto de 2022, tem previsão de término para o próximo ano, em 2024.

"O Plano Diretor vai embasar o desenvolvimento do Turismo em Mogi das Cruzes, reunindo os dados do setor, atrativos e apontando diretrizes a serem seguidas. A participação da sociedade civil é uma diretriz fundamental para a elaboração do documento", explicou Grislayne Guedes, coordenadora de Turismo da Prefeitura de Mogi.

O plano visa antever a atualização da oferta turística e pesquisa de demanda da cidade, o planejamento do diagnóstico do turismo em Mogi, as estratégias para o setor, a elaboração de programas, a proposição de diretrizes, projetos e ações de estímulo e suporte ao desenvolvimento.

A Câmara Municipal de Mogi está localizada na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, nº 381, no Centro Cívico. Caso os interessados queiram obter mais informações sobre a audiência pública, é possível entrar em contato pelos números de telefone 4798-5196 e 4798-5078.

Importância do Turismo na cidade

Mogi das Cruzes, localizada na região metropolitana de São Paulo, tem um grande potencial turístico devido à sua rica história e cultura, paisagens naturais e opções de lazer diversificadas. Investir no turismo na região é fundamental para impulsionar a economia local e gerar empregos, além de promover a preservação do patrimônio histórico e natural. 

A cidade possui um acervo arquitetônico e cultural significativo e diversos pontos turísticos, como o Parque Centenário, o Parque das Neblinas,a Pinacoteca, a Igreja do Rosário e o Museu Histórico e Pedagógico. Além disso, a região tem grande potencial para o turismo rural, com destaque para a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos e atividades ao ar livre, como trilhas ecológicas e passeios de bicicleta.