Mogi das Cruzes

Festa do Divino é aberta em Mogi; Alvorada encanta fiéis

Depois da pandemia, a Alvorada do Divino volta a percorrer as ruas da área central de Mogi das Cruzes; festa vai até o dia 5 de junho

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Festa do Divino é aberta em Mogi; Alvorada encanta fiéis

Abertura foi marcada pela presença de autoridades, como o prefeito Caio Cunha/Foto: Miriam Sarmento

Aberta nesta quinta-feira, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma das manifestações religiosas mais aguardadas pelos devotos. Uma das mais tradicionais etapas da festa, a Alvorada, encanta pela fé dos fiéis, que não se importam em sair de casa bem cedinho para começar o dia louvando o Espírito Santo.

Esta será a primeira vez que a Alvorada retoma, depois de dois anos de pandemia sem poder ser realizada como manda a tradição, percorrendo as ruas da área central. No primeiro ano de pandemia, em 2020, ela ocorreu dentro da Catedral de Sant´Ana, sem a presença dos devotos, que acompanharam as rezas feitas na Alvorada pela Internet. No segundo ano, em 2021, ainda na Catedral, contou com a participação dos fiéis, que tiveram de se inscrever online para poder participar presencialmente. O número era limitado para evitar a aglomeração de pessoas. 

A expectativa de público para os fins de semana (sábado e domingo): 2,5 mil pessoas. 
Para os dias de semana, 1,8 mil pessoas. 

A Alvorada também é uma novena. Ela se iniciou no sábado e prossegue até o dia 5 de junho, o Domingo de Pentecostes.

A cada manhã, há um percurso diferente. A saída se dá, pontualmente, às 5 horas, em frente ao Império, instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida (em frente à Catedral de Sant´Anna), no Centro da Cidade. E depois todos tomam o tradicional café, acompanhado do pão com mortadela e do biscoito. 

A Alvorada tem a participação de 15 lanterneiros, sendo sete de cada lado, e um lanterneiro na frente. As sete lanternas representam um dos sete dons do Divino (Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor a Deus).

Tradição

Mesmo sem a tradicional quermesse, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes representa para os devotos o reencontro com suas tradições, num dos eventos mais simbólicos de fé e fraternidade da região. A programação vai até o dia 5, com novenas, missas e a tão esperada Alvorada.