Guararema
Prefeito Zé, de Guararema, conhece o programa Smart Sampa, em São Paulo
Prefeito busca inovações para segurança pública em visita ao Smart Sampa
![Prefeito Zé, de Guararema, conhece o programa Smart Sampa, em São Paulo](https://app.grupoevve.com.br/cdn/img/0/0/crop/60/20250207_67a6aefaea041.jpg)
O prefeito de Guararema, Zé, participou na terça-feira (5) de uma visita à sede do programa Smart Sampa, em São Paulo, a convite do prefeito Ricardo Nunes. A iniciativa busca melhorar a segurança pública na capital paulista por meio da utilização estratégica de tecnologias, como câmeras de segurança inteligentes, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança.
Durante o evento, Zé esteve acompanhado de autoridades como o secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, e prefeitos da região do Alto Tietê, como Pedro Ishi (Suzano), Luis Camargo (Arujá) e Lucas Sanches (Guarulhos), além de representantes de outros municípios. Todos estavam interessados em entender como o programa pode ser adaptado para outras cidades da região.
O Smart Sampa se destaca pelo uso de milhares de câmeras de segurança com tecnologias avançadas, como biometria facial e reconhecimento de placas de veículos, além de integrar diversos serviços públicos essenciais. O prefeito Zé elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores. Ele também compartilhou a experiência do Centro de Segurança Integrada (CSI) de Guararema, um projeto de referência no Alto Tietê, que conta com câmeras de monitoramento e integração com as polícias Civil e Militar.
“Nosso Centro de Segurança Integrada foca em utilizar a tecnologia para aumentar a segurança e promover melhorias contínuas, sempre buscando inovações para resultados reais”, destacou Zé.
Uma das principais inovações do Smart Sampa é a integração da segurança pública com outros serviços, como Samu e Corpo de Bombeiros, além de utilizar inteligência artificial e reconhecimento facial para melhorar a resposta a incidentes. O programa é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a gestão pública, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população.