Mogi das Cruzes

Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, será reaberto ao público neste sábado

Respeitando protocolos sanitários, o espaço conta com novas atrações culturais para celebrar sua reabertura

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, será reaberto ao público neste sábado

Divulgação/PMMC

Neste sábado (31) será reaberto a todo o público da cidade o Museu Mogiano, no Casarão do Carmo. Após passar por um processo de reformas, o retorno de suas atividades contará com a exposição de um documentário sobre a história do local além de atividades culturais programadas que podem ser visitadas por todos os interessados.

Uma das exposições será a de cenografia, assinada por Alessandra Galindo e denominada Culturas Brasileiras – Cenografia, Cenários e Devoção. A outra será uma exposição da Coleção Zappile, que acaba de ser incorporada ao acervo do Arquivo Histórico Municipal e contém diversos registros, em áudio, vídeo e imagens, de fragmentos do cotidiano e da história da cidade.

Além disso, os visitantes poderão assistir ao documentário de Juliane Maia, intitulado “Casarão do Carmo – Passado, presente e futuro. A produção, de pouco mais de 24 minutos de duração, dedica-se a relatar a história do casarão, que é parte do patrimônio histórico de Mogi das Cruzes.

Obedecendo o limite rígido imposto pelas normas de saúde, o limite de 20 pessoas no interior do espaço será respeitado, assim como o uso obrigatório de máscara e medição de temperatura na entrada do museu.

Nos últimos meses, o museu recebeu obras de melhorias estruturais, na parte elétrica e também pintura na parte externa que já foram concluídas, já os demais museus da cidade, como o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Centro de Exposições Cidades-Irmãs – Seki/Toyama, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Cultura e Memória Taro Konno seguem em reforma. Com previsão de reabertura para o próximo semestre.

O Museu Mogiano funcionará de terça a sábado, das 9h às 16h. Para escolas que queiram fazer visitação no local, a orientação é agendar previamente, pelos telefones 4798-6910 ou 4798-6900.