Mogi das Cruzes

Câmara mogiana protesta contra ações de planos de saúde

Após empresas que exigiam consentimento do marido para inserção do DIU, vereadoras encabeçaram Moção aprovada por unanimidade

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Câmara mogiana protesta contra ações de planos de saúde

Divulgação/CMMC

Aprovada por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes desta quarta-feira (11), a Moção 121/2021 que teve iniciativa as vereadoras Inês Paz (PSOL), Fernanda Moreno (MDB) e Malu Fernandes (SD) protesta contra alguns planos de Saúde, que exigem o consentimento do marido para que a mulher faça o procedimento de inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

No interior de São Paulo e em Minas Gerais, alguns planos de Saúde estavam exigindo um termo de consentimento do cônjuge para reembolsar o procedimento da inserção de DIU pela mulher, ação que já exigiu explicações por parte de órgãos como o Procon-SP.

No documento apresentado ao Plenário, as parlamentares argumentaram que exigir a autorização do cônjuge para o procedimento é retirar a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo, muitos anos de luta em prol dos direitos das mulheres e em combate ao machismo são ameaçados com esta exigência.

“Essa atitude desses convênios fere um direito já conquistado pelas mulheres, que é a opção de não engravidar. Nós avaliamos que é fundamental a gente fazer esse protesto”, afirmou Paz.

“A gente não pode aceitar e temos que nos colocar sempre contrários a essas violações contra os direitos da mulher”, acrescentou Fernanda Moreno.

“É um pensamento muito retrógrado e a mulher não precisa da autorização do homem para fazer o procedimento. Manifesto meu repúdio a essa ação dos convênios”, finalizou Malu Fernandes.

O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método anticoncepcional, não cirúrgico, seguro, reversível, eficaz e de longa duração. Ele pode ser feito através de dois métodos: o de cobre – que impede que o esperma atinja as trompas de Falópio, por ser um corpo estranho dentro do útero, ou hormonal - que libera o hormônio levonorgestrel no organismo, que evita a gravidez ao engrossar o muco cervical e diminuir o endométrio.