Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes move ações de prevenção ao câncer de mama
Com foco na detecção precoce e conscientização, a campanha oferece mamografias e palestras educativas nas unidades de saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando, até 31 de outubro, a Campanha Outubro Rosa em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família. As unidades estão acolhendo mulheres para a solicitação de mamografias, destinadas a pacientes acima de 40 anos, e também realizando a coleta de exames de Papanicolau, para mulheres de qualquer idade que já deram início na vida sexual.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial voltada para a prevenção do câncer de mama, doença que ainda é uma das principais preocupações de saúde entre as mulheres, não só pelos impactos físicos, mas também pelos efeitos emocionais.
Entre os principais sinais de alerta para o câncer de mama estão: a presença de nódulos ou caroços nas mamas, geralmente indolores; alterações no formato ou tamanho das mamas; alterações na pele que recobre a mama, como enrugamento ou aspecto semelhante a uma casca de laranja; retração do mamilo ou presença de secreção, especialmente se for de aspecto sanguinolento; vermelhidão, inchaço ou aumento da sensibilidade nas mamas; nódulos palpáveis nas axilas.
Fatores de risco como histórico familiar de câncer de mama, especialmente em parentes de primeiro grau, menarca precoce (primeira menstruação antes do tempo habitual), menopausa tardia e ausência de filhos também são abordados nas atividades preventivas. Para isso, profissionais de saúde estão sendo capacitados para abordar essas questões de maneira ainda mais eficiente, por meio de encontros que acontecem nos dias 16 e 30 de outubro no CIAS, no bairro do Rodeio.
Além das consultas e exames, as unidades de saúde estão promovendo palestras e informando a população nas salas de espera sobre a importância da detecção precoce e da adoção de hábitos saudáveis para a redução do risco de desenvolver a doença.
Câncer de mama em São Paulo
Apenas o estado de São Paulo registra uma das maiores incidências de câncer de mama no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 73.610 novos casos registrados no período. Destes, boa parte deve acontecer apenas no estado de São Paulo, onde são previstas 20.470 ocorrências de tumores malignos. A taxa de mortalidade, embora tenha caído com o avanço dos exames preventivos, ainda preocupa. Dessa forma, a mamografia, exame fundamental para a detecção precoce, tem se mostrado eficaz na redução das taxas de mortalidade, especialmente em mulheres com mais de 40 anos.