Mogi das Cruzes
Vereadora Priscila Yamagami tem primeiro projeto de lei votado nesta quarta sobre menopausa e climatério
Em cinco meses de mandato, vereadora de Mogi das Cruzes já apresentou sete propostas; primeira delas será votada hoje e cria a Semana das Mulheres na Menopausa

A vereadora Priscila Yamagami (PP) terá nesta quarta-feira (28/05), a partir das 15h, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a votação de seu primeiro Projeto de Lei. A proposta, pioneira entre as sete que ela apresentou nos primeiros cinco meses de mandato, prevê a inclusão da Semana das Mulheres na Menopausa ou em Climatério no calendário oficial do município.
Segundo Priscila, a ideia é que essa semana não seja apenas um evento simbólico, mas um período efetivo de conscientização, prevenção e tratamento para as mulheres que enfrentam essa fase da vida. Ela destaca que todas as mulheres, entre os 40 e 60 anos, vão passar pelo climatério e pela menopausa, e que esse momento é marcado por desafios físicos e emocionais importantes. “Somos o pilar da célula mais importante de qualquer sociedade: a família. E a estrutura familiar reflete em todos os segmentos. Precisamos cuidar das famílias para que a sociedade cresça de forma sustentável. Estamos, felizmente, em todos os ambientes. É a mãe de alguém, a filha, a tia, a irmã, a funcionária, alguma mulher que está enfrentando sintomas como ondas de calor, irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, falha de memória, perda de massa óssea, incontinência urinária e muitos outros”, afirma a vereadora.
Ela também ressalta que ainda existe muito preconceito e desinformação sobre o tema. “Muitas têm vergonha de falarem que estão na menopausa, porque vão sofrer preconceito, vão receber olhares diferentes, vão ouvir comentários machistas. Muitas nem sabem, por exemplo, que nesta fase correm mais risco de infarto, AVC e câncer. Precisamos prevenir e cuidar das mulheres nesta etapa da vida que é muito impactante”, completa.
Dados do IBGE indicam que, em 2025, cerca de 29 milhões de mulheres no Brasil estarão na menopausa, o que representa aproximadamente 27% da população feminina do país.
Além deste projeto que será votado hoje, Priscila Yamagami já criou outros seis Projetos de Lei que aguardam tramitação para serem analisados e votados na Câmara Municipal. As propostas tratam de ações de atenção e apoio às pessoas com fibromialgia; oferta de aulas gratuitas de comportamento defensivo e defesa pessoal para mulheres em escolas, parques e outros espaços públicos; implantação do Programa Pontos Seguros para Mulheres; organização de ações de prevenção à gravidez na adolescência e incentivo ao planejamento familiar em hospitais e unidades básicas de saúde; obrigatoriedade da divulgação de informações sobre serviços e contatos de apoio às mulheres vítimas de violência nos canais oficiais da Prefeitura e da Câmara; e a declaração de utilidade pública à Associação Missões e Vidas.