Em Brasília, Caio Cunha busca recursos para as áreas de inovação, tecnologia e transparência

O prefeito mogiano afirma: “essa parceria renderá muitos investimentos para o município”

Robert Alves

O chefe do Executivo de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), cumpre esta semana, em Brasília, uma agenda de trabalho em busca de recursos e programas nas áreas de inovação, tecnologia e transparência para Mogi das Cruzes. Ao lado do secretário municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo, o prefeito foi recebido na capital pela deputada federal Renata Abreu, que agendou reuniões e estreitou contatos nos ministérios.

“A agenda foi intensa e muito proveitosa para Mogi das Cruzes. A deputada federal Renata Abreu colocou seu gabinete em Brasília à disposição da cidade para nos receber e estabelecer pontes com o Governo Federal, por meio de vários ministérios. E será assim durante toda a nossa gestão. É um ‘posto avançado’ de Mogi na capital federal e tenho certeza de que essa parceria renderá muitos investimentos para o município”, detalhou Caio Cunha.

Ao lado de Renata Abreu, o prefeito mogiano participou de uma audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias. Durante a reunião, foram mencionados os diversos programas do Ministério, em um contato inicial que poderá abrir oportunidades para Mogi das Cruzes em uma futura apresentação de projetos. A cidade faz parte do Cinturão Verde da Grande São Paulo e possui significativa produção agrícola, destacando-se nacionalmente em várias áreas.

Caio Cunha também foi recebido pelo deputado federal Roberto de Lucena, outro parlamentar que se colocou à disposição de Mogi das Cruzes para agendar reuniões com autoridades federais em Brasília. A conversa com Lucena incluiu a pauta da transparência e como a Secretaria da Transparência da Câmara dos Deputados – que tem Lucena como titular –, pode apoiar essa agenda estratégica no município.

“A transparência e a participação das pessoas são dois pilares da nossa gestão e serão fortalecidas. Queremos cidadãos conscientes de seus direitos e engajados de forma conjunta na busca de soluções coletivas para os principais problemas da cidade”, observou o prefeito.

Empreendedorismo e inovação

Em outra agenda em Brasília, Caio Cunha esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde conheceu o trabalho de desenvolvimento de programas da pasta. Cunha e o secretário Francisco Cochi manifestaram interesse nas ações voltadas para as áreas de empreendedorismo e ambientes inovadores, que devem se incorporar um novo eixo de desenvolvimento econômico, a ser lançado em Mogi das Cruzes no segundo semestre

Assim como a transparência e a participação, o empreendedorismo e a inovação são outros pilares da gestão municipal. Iniciativas como o Programa Mogi Conecta procuram estimular a economia criativa e sustentável, que possibilita a criação de novas ferramentas de prestação de serviços capazes de gerar renda aos cidadãos, além de atuar na empregabilidade e na capacitação da população.