Internacional

Neymar, Santos e Barcelona vão a julgamento por fraude em contrato

Ação é movida por grupo de investimentos, que alega ter recebido menos dinheiro do que tinha direito quando o atleta se transferiu

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Neymar, Santos e Barcelona vão a julgamento por fraude em contrato

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

No dia 17 de outubro, Neymar e os clubes Barcelona e Santos serão julgados por acusações de fraude e corrupção envolvendo a transferência do atacante de um clube para o outro em 2013. A ação é movida pelo grupo de investimentos DIS, que alega ter recebido menos dinheiro do que tinha direito na transferência do jogador para o Barcelona.

A informação é de uma declaração que o DIS divulgou nesta quarta-feira (27).

Também estão sendo acusados os pais do atleta e a N&N, empresa da família do jogador. Junto com eles, Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, então presidente e vice-presidente do Barcelona, também estão sendo acusados.

Na época, o DIS possuía parte dos direitos sobre a transferência de Neymar. O grupo de investimentos, então, fez uma reclamação em relação à quantia recebida, que seria inferior ao valor repassado.

Investigações foram realizadas tanto na Espanha quanto no Brasil em busca de alguma parte da taxa de transferência que poderia ter sido ocultada.

O julgamento será realizado na Corte Provincial de Barcelona e a previsão é de que seja concluído até o dia 31 de outubro deste ano.

Neymar nega ter cometido o delito, mas o Tribunal Superior da Espanha, em 2017, rejeitou os recursos do atacante e de todos os outros envolvidos na acusação, abrindo caminho para que o caso fosse a julgamento.