Guararema -  Banner728x90 Guararema Mobile 320x50

Internacional

Brasil conquista duas pratas históricas no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

Seleção brasileira garante os primeiros pódios do país na história da competição

Pedro Henrique

Publicado

há 1 mês

em

Brasil conquista duas pratas históricas no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

Divulgação

O Brasil fez história no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, ao conquistar duas medalhas inéditas: prata no conjunto geral e na série mista. É o melhor resultado do país em 41 edições do torneio.

No domingo (24), as “Leoas”, como são conhecidas as atletas da seleção, emocionaram a torcida ao se apresentarem ao som de “Evidências”, clássico de Chitãozinho & Xororó, na final da série mista com três bolas e dois arcos. O quinteto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha alcançou 28.550 pontos, a maior nota já recebida pelo Brasil em competições internacionais. A equipe ficou atrás apenas da Ucrânia, que fez 28.650, diferença de apenas 0,1 ponto. A China completou o pódio.

No dia anterior (23), o mesmo grupo já havia garantido a primeira medalha da história brasileira no Mundial, com a prata no conjunto geral, que soma as notas das duas apresentações: cinco fitas e série mista. Nesta prova, o Brasil ficou atrás do Japão por 0,3 ponto. A Espanha levou o bronze.

“Foi a melhor série das nossas vidas. Queríamos finalizar este Mundial em casa da melhor maneira possível, honrando todos os brasileiros. Foi perfeito!”, celebrou Duda Arakaki, capitã da equipe. A técnica Camila Ferezin também destacou a conquista histórica: “Foi a coisa mais linda que já vi na minha vida. Elas estiveram perfeitas.”

Apesar do sexto lugar na final das fitas, as duas medalhas inéditas consolidam a participação brasileira como um marco na ginástica rítmica nacional. O feito foi impulsionado pelo investimento em estrutura, patrocínios individuais e pela realização do primeiro Mundial na América do Sul.

banner-onovo
EVVE BANNER