MED - Adriano MED - Adriano

Internacional

Brasil conquista duas pratas históricas no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

Seleção brasileira garante os primeiros pódios do país na história da competição

Pedro Henrique

Publicado

há 3 horas

em

Brasil conquista duas pratas históricas no Mundial de Ginástica Rítmica no Rio

Divulgação

O Brasil fez história no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, ao conquistar duas medalhas inéditas: prata no conjunto geral e na série mista. É o melhor resultado do país em 41 edições do torneio.

No domingo (24), as “Leoas”, como são conhecidas as atletas da seleção, emocionaram a torcida ao se apresentarem ao som de “Evidências”, clássico de Chitãozinho & Xororó, na final da série mista com três bolas e dois arcos. O quinteto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha alcançou 28.550 pontos, a maior nota já recebida pelo Brasil em competições internacionais. A equipe ficou atrás apenas da Ucrânia, que fez 28.650, diferença de apenas 0,1 ponto. A China completou o pódio.

No dia anterior (23), o mesmo grupo já havia garantido a primeira medalha da história brasileira no Mundial, com a prata no conjunto geral, que soma as notas das duas apresentações: cinco fitas e série mista. Nesta prova, o Brasil ficou atrás do Japão por 0,3 ponto. A Espanha levou o bronze.

“Foi a melhor série das nossas vidas. Queríamos finalizar este Mundial em casa da melhor maneira possível, honrando todos os brasileiros. Foi perfeito!”, celebrou Duda Arakaki, capitã da equipe. A técnica Camila Ferezin também destacou a conquista histórica: “Foi a coisa mais linda que já vi na minha vida. Elas estiveram perfeitas.”

Apesar do sexto lugar na final das fitas, as duas medalhas inéditas consolidam a participação brasileira como um marco na ginástica rítmica nacional. O feito foi impulsionado pelo investimento em estrutura, patrocínios individuais e pela realização do primeiro Mundial na América do Sul.

banner-onovo
EVVE BANNER MED - Adriano