Programa "Jovem em Foco" irá preparar os jovens para o mercado de trabalho

A palestra tem como propósito conscientizar o jovem sobre a importância de se qualificar e ampliar seus conhecimentos

Com o objetivo de preparar os jovens guararemenses para a inserção no mercado de trabalho,  despertando neles os sentimentos de Força, Organização, Criatividade e Otimismo, a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico (SEMEDE) desenvolveu o programa Jovem em Foco para auxiliar esse jovens.
A partir do mês de setembro, o programa irá abordar quatro pilares importantes nessa fase de crescimento para quem está iniciando uma carreira profissional.


Para isso serão realizados encontros sequenciais tendo em cada dia a base em um pilar: Orientação profissional; Reconhecimento de campo; Conscientização dos desafios e Bate Papo com profissional.
No dia 26 de setembro será trabalhada a Orientação Profissional, em parceria com a Faculdade Anhanguera convidando à reflexão e amadurecimento em relação ao planejamento profissional e de carreira.
No dia 03 de outubro será realizado o Reconhecimento de Campo, com a visita a uma importante Indústria do município de Guararema, que irá proporcionar ao jovem participante a imersão no dia a dia de uma empresa, vivenciando a realidade dos setores produtivos e administrativos,  possibilitando também a expansão dos horizontes profissionais do jovem.


Já no dia 10 de outubro será trabalhada com os participantes a Conscientização dos Desafios, proporcionando uma palestra com o secretário da pasta responsável, Odvane Rodrigues abordando o seguinte  tema: “Geração Futuro: Os Desafios do Jovem”. 
A palestra tem como propósito conscientizar o jovem sobre a importância de se qualificar e ampliar seus conhecimentos, tornando mais assertivas suas escolhas tanto profissionais quanto pessoais.


Para promover a troca de conhecimento, no dia 17 de outubro será realizado o Bate Papo com profissionais da área de interesse da turma que vai apresentar a profissão, necessidades de formação, os desafios do dia a dia, e esclarecer as dúvidas de uma maneira descontraída e próxima dos participantes do projeto.


O programa Jovem em Foco é voltado para jovens  entre 14 e 24 anos de idade. Todos os encontros serão realizados às 14 horas no auditório da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico em Guararema.