Guararema

Programa de amparo aos pacientes com Covid-19 é lançado em Guararema

O Programa Acolher é formado por um comitê de acolhimento ecumênico viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Programa de amparo aos pacientes com Covid-19 é lançado em Guararema

Prefeitura Municipal de Guararema

Foi lançado durante a semana o Programa Acolher, que é formado por um comitê de acolhimento ecumênico viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e integrado por diferentes líderes religiosos com o objetivo de oferecer amparo aos pacientes que contraíram Covid-19 e são atendidos na Santa Casa de Guararema, além de seus familiares.

"A gente continua com todo atendimento à saúde dos pacientes com Covid-19 e, agora com o Programa Acolher, intensificamos o amparo psicológico dessas pessoas, que estão fragilizadas por conta das incertezas causadas pela doença", explica o prefeito de Guararema, Zé.

A Prefeitura Municipal explica que quando o paciente chega à Santa Casa para ser internado, um psicólogo é acionado para fazer a primeira abordagem, buscando informações pessoais sobre a pessoa. Após esta abordagem técnica, o profissional apresenta ao paciente o comitê de acolhimento, deixando à disposição o apoio do líder religioso de acordo com sua crença.

A partir da aceitação, a equipe da Saúde de Guararema faz uma ponte entre paciente e o líder religioso via telefone ou por chamada de vídeo. A abordagem e a frequência do contato depende da característica e da situação do paciente e seus familiares

O Programa Acolher conta com a participação de líderes católicos, evangélicos, espíritas e umbandistas.