Guararema

Arrependimento

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 5 anos

em

Arrependimento

E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Mateus 21:28
O que é o arrependimento? 
O que ele envolve?
Em primeiro lugar vemos claramente que envolve uma mudança de atitude. Envolve uma confissão de que estávamos errados, que nosso padrão de vida está errado, nossos conceitos diante de Deus estão errados. O pai disse ao primeiro filho, vai trabalhar hoje na minha vinha, e este lhe respondeu: Sim, senhor; porém não foi.
Quando o pai disse ao segundo filho, vai trabalhar na minha vinha hoje, ele de imediato desobedeceu ao pai disse não quero ir. Mas depois caiu em si, arrependeu-se e foi. Fica claro aqui no texto que este filho refletiu, e teve uma mudança de atitude. De imediato ele se ressentiu da ordem do pai, talvez não tenha achado que seu pai tivesse o direito de lhe enviar para trabalhar quando ele mesmo sabia que o seu irmão não iria obedecer, não iria trabalhar, ou talvez tenha buscado tantos outros motivos e razões para dizer não e não obedecer ao pai! Isso tem sido para nós uma constante. 
O Senhor através da sua palavra constantemente, diariamente nos tem dado ordens, e na maioria das vezes nós temos dito sim, mas  passamos a nos ocupar com outras coisas e nos esquecemos das ordens do Pai, buscamos nos ocupar com negócios, com prazeres, com satisfações pessoais etc.  Mas um (não) dito ao pai não se apaga da nossa memória e então passamos a considerar a questão. 
Esse é o primeiro passo para o arrependimento, esse filho arrependeu-se e foi trabalhar na vinha do pai. Ao contrário do irmão que disse sim eu vou e não foi. Isso é notório em nosso meio, quando expomos a Palavra do Senhor. As pessoas  concordam, acham bom, dizem sim, mas não fazem, não obedecem. E o que é pior é que no caso de muitos, não querem considerar o caso, ou seja não querem ser confrontados em suas atitudes e pensar nelas e buscar uma razão para mudar, não se arrependem. 
De fato a grande proposta do evangelho é levar o homem/mulher a reconsiderar as suas atitudes, repensar nelas e tomar decisões que mudem a sua vida. A essência do arrependimento é que haja uma mudança de atitude e uma confissão dos pecados do passado, dos erros cometidos no passado. 
Faça isso hoje, reflita sobre os seus “sim” e “não”. Se arrependa e mude de atitude.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.