Guararema

Sede eutrapélico!

José Freire

Publicado

há 5 anos

em

Sede eutrapélico!

Por que a galinha atravessou a rua? Quem já não ouviu essa piada ou alguma de suas inúmeras versões? Longe de um exercício de veleidade, a arte de contar piadas está associada à uma virtude específica: a virtude da eutrapelia. Segundo Dante Alighieri, essa virtude é aquela que nos modera nas diversões e nos faz usá-las corretamente. Infelizmente, hoje pouco ou nada se fala de virtudes; palavras como magnanimidade, fortaleza, resiliência, castidade etc caíram em desuso. O mais próximo do que se tem da noção de virtude é o chamado gente boa – algo que jamais entendi o que significa.   
Então o que seria uma virtude? Virtude é um hábito benéfico incorporado à personalidade de uma pessoa. Uma pessoa que exerce a coragem quotidianamente é uma pessoa corajosa; alguém que desperta o riso nas pessoas com brincadeiras edificantes e puras é um sujeito eutrapélico. 
Lamentavelmente, a brincadeira inocente e cordial muitas vezes é preterida em favor da zombaria e do escárnio. Com isso, as piadas que prevalecem são as de baixo calão e de linguagem chula, o que contamina o ambiente e promove uma diminuição nas pessoas em que nele se encontram. 
Por outro lado, a eutrapelia sempre edifica. Um exemplo notável do uso bem ordenado do humor encontra-se na biografia do comediante canadense Jim Carrey: diante dos recorrentes problemas de saúde de sua mãe, ele começou a se exercitar na arte de contar piadas e fazer caretas para despertar nela o riso e assim aliviar a dor que a afligia. 
Oxalá pudéssemos tomar mais atitudes como essas! 
E o que dizer do médico Patch Adams – interpretado no cinema pelo falecido ator Robin Williams – que prescreve humor a seus pacientes como tratamento para suas enfermidades? Podemos contar mais exemplos desse tipo na sociedade?
Durante o regime nazista, um judeu chamado Stefan Zweig chegou ao Brasil para estabelecer residência em Recife. Após visitar uma feira livre na capital pernambucana, ele afirmou: Nessa feira vi mais alegria do que em toda Europa.
Contudo, será que ainda honramos a observação de Stefan Zweig? Segundo dados de recentes da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país da América Latina com a maior taxa de depressão (5,8%), o que equivale a aproximadamente 11,5 milhões de brasileiros.
Como combater isso? Primeiro passo: doses generosas de eutrapelia! 
 

José Freire Nunes é  um jovem de 24 anos, que se formou na Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2016 no curso de Direito. Atualmente, atua como mentor educacional. Freire, fez cursos no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.  Os cursos consistiram em seminários de verão de 4 dias a até 15 e cursos de inglês de até 4 semanas. 
Os cursos ocorrerem na Universidade de Cambridge (UK), Universidade de Harvard, Universidade de Yale e Bryn Mawr College.