Alto Tietê
Municípios do Alto do Tietê recebem capacitação para inclusão de pessoas com TEA
Profissionais de saúde, educação e desenvolvimento social serão treinados pelo Centro TEA Paulista para fortalecer políticas públicas e atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Os municípios da região do Alto do Tietê estão iniciando um ciclo de capacitação técnica voltado à implementação de políticas públicas e práticas inclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. Os treinamentos são promovidos pelo Centro TEA Paulista, inaugurado em junho deste ano na cidade de São Paulo.
O objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento de profissionais das áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, aprimorar o atendimento às pessoas com TEA e possibilitar que o modelo do Centro seja replicado em todo o estado.
Desde sua inauguração, o Centro já formou 500 profissionais de municípios como São Sebastião, Barretos, Araraquara, Motuca e São João da Boa Vista. A expectativa é que, nos próximos três anos, todas as cidades paulistas utilizem este equipamento público para formação continuada.
O chefe da Divisão de Reabilitação de Araraquara, Luiz Armando Garlippe, que participou de uma das capacitações, elogia a iniciativa:
"O Centro TEA foi inaugurado há pouco tempo, mas já faz um excelente trabalho no direcionamento das políticas públicas voltadas às pessoas com autismo. Viemos aprender um pouco e implementar o que for de bom no nosso município."
Para José Antônio Lobo, diretor regional do Centro TEA Paulista, fomentar a capacitação é essencial:
"Significa construir uma sociedade inclusiva, mais justa, humana e acessível."
O Centro TEA Paulista é uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, gerido pela Rede Teia AGIR, e oferece um espaço completo para acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com TEA.
Os gestores municipais interessados em participar das capacitações podem se inscrever pelo telefone/WhatsApp (11) 3116-7406, pelo e-mail centroteapaulista@sp.gov.br
ou pelo formulário online: Inscrições Centro TEA Paulista
Para mais informações sobre o Centro TEA Paulista: agirsaude.org.br pessoacomdeficiencia.sp.gov.br















