Guararema-São Paulo: Deputado estadual pede o retorno da linha 206

Pedido foi feito em reunião com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy

EMTU

Durante a semana, o deputado estadual André do Prado, se reuniu com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para solicitar a intervenção na reativação de algumas das importantes linhas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que estão suspensas desde abril de 2020.

As linhas citadas são 206 (Guararema-Terminal Rodoviário Tietê) e 282 (Juquitiba ao Terminal Rodoviário do Tietê), que segundo o deputado, “são linhas muito utilizadas por centenas de pessoas de Guararema e Juquitiba que precisam se deslocar para a Capital”.

Em Guararema, a demanda ao político veio por parte do vereador, Eduardo Moreira, já em Juquitiba, a solicitação foi feita pelo prefeito, Ayres Scorsatto. Em ambos os casos, os argumentos enfatizam que a retirada dos ônibus tem dificultado os usuários de ir e retornar de suas respectivas cidades, sendo obrigados a buscar alternativas que muitas vezes aumentam o tempo no transporte público e ocasionam em despesas adicionais que diminuem a renda dos trabalhadores.

Após as solicitações, o secretário Alexandre Baldy se comprometeu em avaliar essa questão e enfatizou que, devido ao aumento de casos de Covid-19 e a obrigação da quarentena, houve a interrupção de algumas linhas de ônibus.

Em janeiro deste ano, a EMTU autorizou a entrada em operação de 24 ônibus na região do Alto Tietê. Os veículos atendem a linhas operadas pela concessionária Unileste, que interligam os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Arujá, Itaquaquecetuba e São Paulo. Juntas, as linhas que tiveram o recente aumento na frota atendem diariamente a cerca de 8 mil cidadãos que moram na região.