Guararema

COVID-19: Prefeitura divulga a situação de funcionamento dos serviços e medidas preventivas

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

COVID-19: Prefeitura divulga a situação de funcionamento dos serviços e medidas preventivas

Segundo informações obtidas, nesta segunda-feira, dia 16, o município registrou seus dois primeiros casos suspeitos do novo coronavírus. Os pacientes aguardam os exames, que devem ficar prontos em até quatro dias, e atualmente estão em isolamento domiciliar.

De acordo com a prefeitura da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em fevereiro a capacitação de seus funcionários para lidar com casos do tipo, sendo esta uma situação controlada.

Como uma das principais medidas tomadas para evitar a propagação do vírus, a Prefeitura de Guararema decretou que as aulas nas escolas municipais de Ensino Infantil Parcial e Educação Fundamental I serão gradualmente suspensas a partir desta terça-feira, dia 17, sendo que até sexta-feira, dia 20, não haverá registro de faltas para os alunos. A partir do dia 23 de março as aulas serão suspensas por tempo indeterminado. Além disso, o transporte de alunos que realizam tratamento na APAE está suspenso a partir desta terça-feira.

Todos os cursos em andamento e agendados na Escola Profissionalizante de Guararema estão suspensos.

Em relação à área da saúde, as Unidades Básicas continuarão funcionando, porém é recomendável que a população procure o serviço de saúde somente em casos de urgência, como febre alta e falta de ar, e, se possível, sem acompanhante. As atividades de grupos das UBSs e CAPS estão suspensas.

As atividades, oficinas, eventos e cursos das demais secretarias também serão suspensos por tempo indeterminado. Já os espaços públicos da cidade, como Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, Casa da Memória “Antônia Guilherme Franco”, Parque Municipal da Pedra Montada, Centro Cultural “Nelson da Silva Braga”, Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos” e Espaço de Esportes, também estarão fechados.

A recomendação é que as entidades e instituições privadas evitem eventos e reuniões com aglomeração de pessoas. “Pedimos a compreensão da população neste momento delicado que todo o Brasil está passando e reforçamos o apelo de que sejam seguidos os hábitos de higiene e etiqueta respiratória e alertamos para que a população evite locais com grande aglomeração de pessoas e saia de casa somente em casos de necessidade”, enfatiza a Prefeitura.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.