Mogi das Cruzes

Bispo de Mogi passa orientações sobre cuidados para se ter durante as missas

As recomendações do bispo são referentes à disseminação do coronavírus e vão ao encontro das medidas sugeridas por órgãos da saúde

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Bispo de Mogi passa orientações sobre cuidados para se ter durante as missas

Na quinta-feira, dia 27, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela diocese de Mogi das Cruzes e que abrange também as igrejas católicas das cidades de Guararema, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano, Arujá, Salesópolis, Santa Isabel e Biritiba Mirim, divulgou uma carta aberta sobre recomendações da área da saúde que serão usadas também nos encontros e festividades católicas.

Dentre os procedimentos citados, os principais são relacionados ao contato físico, que deve ser evitado para a proteção contra o coronavírus, além disso, é importante lavar bem as mãos e evitar aglomerações em locais pouco ventilados.

De acordo com a carta, por causa dos casos da doença no Brasil, alguns gestos comuns passam pela recomendação de serem evitados nas missas, como o ato de dar o abraço da paz nas celebrações eucarísticas, a ação de rezar de mãos dadas e também o ato de receber a comunhão eucarística apenas em uma espécie e preferencialmente com as mãos e não com a boca.

O vírus - De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma transmissão viral que causas sintomas como tosse, febre, dificuldade de respirar e em casos mais graves pneumonia. O ministério alerta que a transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.