Guararema indicará projeto sobre primeiro emprego

O ‘Programa Meu Primeiro Emprego’ selecionará jovens, que através de cursos, se prepararão para o mercado de trabalho

Reprodução

A Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico está estruturando um projeto que prevê a preparação de jovens de Guararema para o mercado de trabalho, além desse, outro objetivo do programa é atuar como intermediador entre jovens e empresas.

O projeto proporcionará a experiência da formação técnico-profissional a jovens de 14 a 21 anos por meio da qualificação profissional. O programa também irá apresentar as melhores oportunidades de emprego junto às empresas credenciadas e instaladas no município.

Os jovens selecionados participarão do Programa Gente Jovem, em que, através de cursos, irão se preparar para ingressar no mercado de trabalho. Como um dos incentivos, as empresas que oferecerem oportunidades aos jovens integrantes do programa, receberão o título “Empresa Amiga do Jovem e Adolescente” para ser utilizado na divulgação da sua preocupação institucional com o desenvolvimento social.

Para os jovens, além da experiência profissional, será oferecida pela empresa contratante uma bolsa auxílio de, no mínimo, 45% do salário mínimo vigente, cerca de R$ 470,00 mensais.

Para o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Marlon Rodrigues, essa é uma forma de empregar os adolescentes que estão em busca da primeira oportunidade de emprego “Os jovens são os que têm maiores dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, seja pela falta de experiência profissional ou pela falta de qualificação profissional. Diante dessa dificuldade, estamos viabilizando o programa, com a finalidade de preparar os jovens para o mercado de trabalho”.

Os participantes do programa devem ter idade entre 14 e 21 anos, residir ao menos um ano em Guararema e estar matriculado na Rede Pública de Ensino (Ensino Fundamental ou Médio).

Após a Secretaria formalizar o programa, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal, onde passará pela avaliação dos vereadores. 

A quantidade de vagas para ingresso no programa será disponibilizada por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico em edital próprio de processo seletivo ainda sem data para ser publicado.