Guararema Cidade Natal 2019 movimenta comércio e gera empregos

Levantamento revela que 2 mil novos empregos temporários foram criados em virtude do evento

Foto: Prefeitura de Guararema

Após o término da temporada do “Guararema Cidade Natal”, que ocorreu entre os dias 5 de dezembro e 5 de janeiro, comerciantes do município comemoram o aumento dos lucros da época. De acordo com a estimativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico (SEMEDE), nos dias de festa foram contabilizados cerca de 300 mil carros de turistas que passearam pela cidade.

A movimentação intensa foi responsável por contribuir com a economia de hotéis, restaurantes, mercados e lojas turísticas, sendo que de acordo com o SEMEDE, o faturamento do Centro Artesanal “Dona Nenê” foi maior do que o registrado no ‘Guararema Cidade Natal 2018’ e os lucros em hotelaria foram 20% maiores do que no ano anterior. Outro dado grandioso foi liberado por uma pesquisa feita pela Associação Comercial junto aos comerciantes, e revela a criação de mais de 2 mil empregos temporários nas redes de comércios e serviços da cidade.

Para Valterli Martinez, presidente do Sincomércio de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, o evento Cidade Natal fortaleceu muito o comércio em Guararema e proporcionou um grande crescimento econômico no município. "A cidade se tornou referência para a região, e para o comércio isso significa muito porque o aumento das vendas tanto para o comércio varejista, quanto para o comércio de restaurantes e serviços foi muito grande", informa Valterli Martinez.

Valterli ainda enfatiza que antes haviam reclamações sobre atendimento e que as críticas foram absorvidas e melhoradas. "Os serviços foram melhorados e Cidade Natal se torna hoje o principal ponto de vendas do comércio de Guararema, as informações nos levam a crer que houve um aumento de 7% a 8% em relação ao ano passado", completa o presidente do Sincomércio.

Em reunião entre a Prefeitura de Guararema e a diretoria da Associação Comercial, que aconteceu na quarta-feira (15), o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Silvio Nunes, que é comerciante de Guararema parabenizou a proporção do evento, “acredito que foi um evento muito bom para o comerciante em geral que teve que contratar mais mão de obra e que teve o retorno financeiro maior”.