Cartilha sobre saúde mental é disponibilizada em Guararema

A iniciativa traz informações sobre os sintomas de doenças psicológicas, tratamentos e onde buscar ajuda

Vitória Mikaelli/ Prefeitura Municipal de Guararema

A Secretaria Municipal de Saúde lançou a cartilha “Prevenção Contra a Covid-19 para Gestantes”, que integra a campanha para reforçar os cuidados mais importantes para as mulheres grávidas na prevenção contra o coronavírus.

O documento, disponibilizado nesta sexta-feira (07) no site da Prefeitura (guararema.sp.gov.br) no link “Cartilha de Prevenção Contra a Covid-19”, também apresenta respostas das principais dúvidas em relação ao coronavírus, desde como ocorre sua transmissão até a forma correta de utilizar a máscara.

A cartilha fala sobre a importância da manutenção do isolamento social e de sair de casa apenas quando for necessário e para ir ao médico. As dúvidas sobre o tema também são esclarecidas, como se há a possibilidade da mãe passar o vírus para o bebê durante a gestação. O documento explica que a transmissão por meio da placenta ainda está em estudo e não está totalmente descartada.

“Durante a pandemia da Covid-19, as gestantes tiveram muitas dúvidas sobre o período de gravidez em relação com o contágio do novo coronavírus. Essa importante cartilha disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde traz um compilado das principais recomendações para as mulheres grávidas para que, mesmo em meio à pandemia, a gestação ocorra de forma segura”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Outra frequente é sobre a manutenção do pré-natal durante a pandemia da Covid-19. O documento, seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde, explica que o acompanhamento deve ser mantido devido sua importância em melhorar e evitar problemas para a mãe e à criança.

Para o público em geral, uma importante recomendação é sobre o manejo das roupas e das compras ao chegar em casa. A cartilha informa sobre a importância trocar a vestimenta neste caso por conta do vírus que pode ficar vivo no tecido por até duas horas. Já em relação às compras feitas no mercado, o documento explica que é necessário higienizar as embalagens, frutas e legumes.