Guararema

Artesã recebe primeiro “Selo de Produto Artesanal” em Guararema

Elisangela produz mais de 25 sabores diferentes de geléia

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Artesã recebe primeiro “Selo de Produto Artesanal” em Guararema

Vitória Mikaelli/ Prefeitura Municipal de Guararema

“Este selo representa a realização de um sonho para mim”. Assim definiu Elisangela de Souza, de 41 anos, ao ser a primeira artesã a ter os produtos certificados em Guararema, com permissão para comercializá-los seguindo todas as normas de segurança necessárias. Produtora de geleias artesanais há quatro anos, ela recebeu das mãos do prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, e do secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Marlon Rodrigues Nascimento, o primeiro “Selo de Produto Artesanal” da cidade.

“Estou muito feliz. Ser empreendedora no Brasil é muito difícil, ainda mais trabalhando como artesã e tendo que competir com as grandes empresas. Além do trabalho, a gente lida com muita burocracia. O recebimento desse selo simboliza a valorização e o reconhecimento que o município nos fornece, destaca o valor do artesão, colocando a gente em destaque”, comentou Elisangela durante o ato de entrega do certificado que ocorreu nesta quarta-feira (03/02), no Paço Municipal. 

 

Desenvolvido no âmbito do “Programa Produção Artesanal” de Guararema, o Selo de Produto Artesanal tem como objetivo certificar produtos feitos por meio da arte e técnica do trabalho manual. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico que visa beneficiar pequenos produtores formalizados no município, permitindo a venda de produtos 100% artesanais. Além do selo, o programa oferece acesso aos cursos, capacitações e oficinas do Sebrae. Para participar, o interessado deve ser morador de Guararema e se formalizar e regularizar como Microempreendedor Individual.

“A entrega do primeiro Selo de Produto Artesanal é um marco para Guararema. Nossa prioridade é destravar a economia e proporcionar maior facilidade para os pequenos produtores. É muito importante que eles tenham essa abertura para vender os produtos feitos na cidade. O poder público tem a função de ajudar as pessoas, os comerciantes, os artesãos e toda a população, ainda mais em meio a uma pandemia”, afirma o prefeito.

Para o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, o Selo de Produto Artesanal é fundamental para ajudar os artesãos a venderem seus produtos com segurança e credibilidade, abrindo mercado para o fornecimento a revendedores de maior porte. “É nosso dever desenvolver políticas públicas e estratégias para melhorar a economia. Por isso lançamos o selo”, pontua Rodrigues, que também anunciou a criação de um Selo de Inspeção Municipal Artesanal para queijos, mel, ovos e outros produtos de origem animal.

Outras informações sobre o “Programa Produção Artesanal” podem ser obtidas junto à Sala do Empreendedor pelos telefones 4693 1432 e 4693 1717 ou pelo e-mail [email protected]r. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13n às 16h30.

Hortifrutti Flor de Liz

Proprietária do Hortifrutti Flor de Liz, Elisangela conta que, atualmente, não tem loja fixa e que vende seus produtos pelo WhatsApp, na feira livre do Nogueira, às sextas-feiras, e na feira do produtor rural (Centro), aos sábados. 

Entre seus principais produtos, estão geleias artesanais de cebola roxa com vinho cabernet sauvgon, tomate com manjericão, damasco com amêndoas laminadas, além de sabores tradicionais, como jabuticaba, frutas vermelhas, entre outros.