Guararema

Guararema recebe 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê com o tema “Desafio do Lixo – O Ciclo do Consumo”

O Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê tem como abordagem principal o reaproveitamento de materiais

José Freire

Publicado

há 5 anos

em

Guararema recebe 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê com o tema “Desafio do Lixo – O Ciclo do Consumo”

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), promove no próximo dia 22 o 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, iniciativa que coloca em discussão a problemática dos resíduos nas cidades e destaca as ações regionais para a busca das soluções mais sustentáveis. O evento será realizado em Guararema e as inscrições, gratuitas, já estão disponíveis através do site (www.condemat.sp.gov.br).  
Com o tema “Desafio do Lixo – O Ciclo do Consumo”, essa segunda edição do Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, tem como abordagem o reaproveitamento. Serão expostos painéis com os principais destinos do isopor, plástico, papel, metal e vidro; os avanços e desafios da coleta seletiva, inclusão dos catadores; experiências de moradores no lixo zero, além de uma oficina para reaproveitamento de resíduos orgânicos. 
Os temas serão abordados por empresas e instituições que são referência no assunto, como Ancat, Gerdau, Instituto GEA, Guararecicla, Grupo Alto Tietê, Instituto Itaquareia, Massfix, Meiwa Embalagens, Veolia e Pragma Soluções Sustentáveis.
Outro destaque do 2º Fórum é o painel “Desafios dos resíduos sólidos urbanos no Estado de São Paulo”, com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. A proposta é a apresentação da atual gestão para o avanço em soluções nas cidades paulistas.
“A solução regional para os resíduos sólidos é prioridade para o atual Conselho de Prefeitos do Condemat e, desde 2017, quando realizamos o 1º Fórum, diversas ações tem sido realizadas com esse objetivo” diz Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.
Paralelo a elaboração do Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, que apontará o modelo mais adequado de destinação final para implantação de uma solução consorciada, os municípios têm atuado na capacitação dos técnicos para os planos municipais e, principalmente, no fortalecimento e ampliação da coleta seletiva.
“Esse 2º Fórum destacará principalmente os avanços e desafios da Região nos resíduos sólidos. Um tema complexo, que gera impactos ambientais e financeiros muito grandes para os municípios e que vem sendo trabalhado permanentemente pelo Consórcio”, ressalta Lima, ao citar que a Região tem uma produção diária de aproximadamente três milhões de toneladas de resíduos.
O 2º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê será realizado no Núcleo Ambiental Sinhô Muniz, na Praça Lydia Custódio. A programação começa às 9h e se estende até 16h30. Maiores informações pelo telefone 4652-3413.

José Freire Nunes é  um jovem de 24 anos, que se formou na Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2016 no curso de Direito. Atualmente, atua como mentor educacional. Freire, fez cursos no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.  Os cursos consistiram em seminários de verão de 4 dias a até 15 e cursos de inglês de até 4 semanas. 
Os cursos ocorrerem na Universidade de Cambridge (UK), Universidade de Harvard, Universidade de Yale e Bryn Mawr College.