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Conheça a verdade por trás do modelo “Watch2Earn”

A ideia consiste em pagar o usuário por tempo de vídeos assistidos, mas existem riscos à privacidade e a segurança

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Conheça a verdade por trás do modelo “Watch2Earn”

Apesar de ser real, este tipo de negócio oferece riscos/Foto: Reprodução/Internet

Em algum momento, enquanto você navega pelas redes, você já recebeu a proposta de ser pago para assistir vídeos? Apesar de suspeito, esse modelo de negócios existe e é conhecido como “Watch2Earn”, ou “assista para ganhar” em tradução para o português. Entretanto, essa não é uma oportunidade tão boa quanto parece.

Os objetivos dessa estratégia é aumentar a audiência de certos conteúdos, assim como a adesão e seu engajamento com outros usuários. Além disso, o Watch2Earn busca coletar informações cadastrais e dados sobre o comportamento dos usuários. Esse tipo de informação é o verdadeiro produto do negócio.

Contudo, apesar de ideal, a má notícia sobre o Watch2Earn é que os pagamento é extremamente baixo. No TikTok, por exemplo, a recompensa da audiência é 300 rubis, moeda da plataforma, a cada três minutos de vídeo assistido. E, ao acumular 10 mil rubis, a pessoa recebe R$ 1,00, que pode ser sacado em espécie ou trocado por recarga de celular ao atingir R$ 10,00.. 

A conversão é propositalmente confusa para que o usuário não consiga entender rapidamente quanto tempo seria necessário para investir. Mas, no caso do TikTok, para receber R$ 1,00 é necessário assistir 1h40 de vídeos.

Além do pagamento irrisório, existe outro problema: a segurança e a privacidade do usuário ficam em risco. 

Como dito anteriormente, os dados sobre o comportamento do usuário é que são a verdadeira moeda de troca no Watch2Earn. Entretanto, quando as empresas detêm um grande volume de dados comportamentais sobre o perfil de um usuário, diversas questões sensíveis, como uso dessas informações, vazamento ou raspagem de dados e outros problemas como a discriminação e a criação de “bolhas” - termo usado para descrever o isolamento informacional de um usuário sobre determinados temas.

Por isso, é necessário pensar duas vezes antes de concordar com esse tipo de “trabalho”.