Alto Tietê

Ferraz registra desabamento e prejuízos após tempestade

Equipe de Serviços Urbanos passou a manhã de sexta (03) em atividade nas ruas

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Ferraz registra desabamento e prejuízos após tempestade

Equipe se une para reverter o cenário / Foto: Lívia Rios

Os temporais vêm causando estragos nas cidades do Alto Tietê. Nesta última quinta-feira (02), moradores de diversas regiões sofreram com as inundações. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram calculados 83 milímetros de chuva em Mogi das Cruzes e o total de 57 milímetros em Suzano.

Na cidade de Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, no bairro Vila São Paulo, tanto o comércio quanto os funcionários sentiram o prejuízo das fortes chuvas. Em entrevista com a funcionária de uma padaria, Patrícia Pereira, foi informado a equipe do O Novo que foi dada a perda total em diversos produtos do estabelecimento. “Perdemos muitos produtos, mercadorias que ficavam na parte de baixo. Além disso, os clientes ficaram ilhados aqui dentro da padaria.”

Outra questão levantada foi sobre o estabelecimento ter recebido ajuda para conter a situação. Segundo Patrícia, o local não recebeu assistência da Prefeitura. “Não recebemos nenhuma ajuda, foi tudo por nossa conta. Só tivemos um morador que ajudou. Ele quebrou uma parte da quadra para facilitar o escoamento da água, porque poderíamos continuar ilhados, além de ter um prejuízo maior, tanto de vidas quanto de produtos, pois a água não ia abaixar.”

“Não podemos deixar de mencionar também que perdemos o movimento. Por conta do barro, da sujeira que ficou, o pessoal não conseguiu entrar e consumir o café. Ficou tudo muito bagunçado e não conseguimos servir, justamente porque precisávamos limpar e organizar tudo. Mas depois de uma força tarefa, retomamos o atendimento”, conclui a funcionária.

A equipe do O Novo, ao acompanhar as movimentações, conversou também com um dos  profissionais dos Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, que passou a manhã realizando as atividades no bairro. “Estamos limpando as vias e desentupindo as bocas de lobo, como também realizando a lavagem das ruas. Fomos divididos em grupos, com pessoas no Jardim das Flores, outros que estão no centro de Ferraz e nós que estamos aqui, na Vila São Paulo”,  explicou o funcionário público, Jesse Gonzaga.

Jesse comentou ainda que a principal razão para as enchentes são devido a atitude da população que, muitas vezes, descartam lixos e entulhos nas ruas. “Apesar da situação, estamos dando nosso melhor.”

Por fim, o profissional urbano contou que houve um caso drástico de desabamento no Jardim das Flores, em Ferraz, mas que a equipe da Defesa Civil já tinha contornado o caso.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.