Eleições 2020

Justiça Eleitoral tem aplicativos para facilitar o acesso à informação dos eleitores

Aplicativos estão disponíveis na Google Play e App Store

Larissa Carolina

Publicado

há 4 anos

em

Justiça Eleitoral tem aplicativos para facilitar o acesso à informação dos eleitores

Reprodução

Aplicativos estão disponíveis na Google Play e App Store

Com a pandemia, o acesso dos eleitores aos candidatos e as suas opções de voto se tornaram cada vez mais difíceis. Pensando nisso, o TSE disponibilizou cinco aplicativos para auxiliar nessa facilidade na hora de saber mais sobre as eleições 2020. De acordo com Secretário da Tecnologia da Informação do TSE, o compromisso da justiça eleitoral é promover ao cidadão o acesso rápido e contínuo aos serviços eleitorais e fornecer informações sobre as eleições. Confira a lista dos apps e um pouco sobre cada um deles:

Boletim na mão

Foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, ele passa ao eleitor todas as informações da urna, que serão impressos no final da sessão eleitoral. As informações ficarão disponíveis até mesmo um dia depois das eleições. 

Resultados

O objetivo desse aplicativo é que os cidadãos acompanhem o andamento do resultado das eleições. Através desse aplicativo, os eleitores poderão acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil, e quem foi para o segundo turno. 

Mesário

O app reúne informações sobre quem foi convocado para ser colaborador nas eleições. Já existe desde 2016, e vem orientando e tirando dúvidas sobre o processo, e mostrando datas importantes do calendário eleitoral.

e- Título

O e-Título é a via digital do título eleitoral. Informa endereço, local de votação e informações sobre a situação eleitoral. Através dele você pode emitir certidões de quitação e crimes eleitorais e pode ser acessado em qualquer momento. No app, você pode justificar a sua ausência, caso não possa comparecer. 

Pardal

O principal objetivo do Pardal é o incentivo aos cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate a propaganda eleitoral irregular. Ele informa as irregularidades em tempo real. No próprio aplicativo os cidadãos podem enviar fotos e vídeos para a Justiça Eleitoral. Também estará disponível uma interface web, nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais, assim os eleitores acompanharão as irregularidades eleitorais.