“Ter medo é normal”, dizem psicólogas sobre tensão antes do Enem

Na véspera da prova, especialistas dão dicas da importância e de como relaxar 

Divulgação

A primeira data de prova da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcada para este domingo (21), sendo realizada tanto por meio digital quanto pelo método tradicional, impresso, sendo este último o preferido pela maioria dos participantes.

A prova representa a porta de entrada para as universidades para muitos estudantes em todo o País. Por isso, o processo de preparação é longo e, nos últimos dias que antecedem a prova, sentimentos como ansiedade e até medo tomam conta dos participantes.

Segundo as psicólogas e mentoras Letícia Alves e Lucymara Prado, da LuLe Psicologia, em Poá, todos esses sintomas fazem parte do processo. “Entenda que a ansiedade é normal nesse momento, mas não a alimente, tentando fazer deduções ou previsões. Ter medo é normal”, frisam elas. 
“Agora que sua prova está chegando, é importante comemorar suas conquistas e ganhos em seus estudos até aqui, isso apoia a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que ajudam na diminuição da ansiedade e estresse,” esclarecem. 

As psicólogas reforçam que o equilíbrio emocional durante esse processo que vai desde a preparação até o momento da prova é a organização. Segundo elas, o importante é o presente. “Tenha em sua consciência que fez aquilo que era possível até aqui. Foque no presente, no aqui e agora.Tente relaxar e meditar, se já tiver o hábito; caso não tenha, ouça música, faça uma leve caminhada. Socialize-se, converse com familiares e amigos sobre assuntos leves, nada de tensão. Agora é hora de se preocupar só com a prova, todo o resto fica para depois”, explicam.

Letícia e Lucymara. Psícologas

Transporte gratuito

Em Mogi das Cruzes, o Projeto de Lei 179/2021 foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal nesta quarta-feira (17), durante sessão ordinária. A iniciativa, de autoria da Prefeitura, concede gratuidade no transporte coletivo da cidade aos candidatos inscritos no Enem, exclusivamente nas datas de realização dos exames presenciais.

Para que o candidato tenha direito à gratuidade, será necessária a apresentação, ao condutor do veículo, do comprovante de inscrição no Exame, em formato impresso ou digital, em que constem o nome do inscrito, bem como as informações do dia, local e horário de aplicação das provas. 

Enem Digital

Em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.109.762 participantes estão inscritos no Enem 2021. Destes, 3.040.871 farão a prova impressa e 68.891, a digital.

O Enem digital foi aplicado pela primeira vez no início deste ano, na edição de 2020. Na edição, tanto as provas quanto as datas de realização foram diferentes das do Enem impresso. Em meio à pandemia, cerca de 70% dos inscritos não compareceram ao exame. A intenção é que, ano a ano, mais candidatos façam a prova no computador e que, até 2026, o Enem se torne totalmente digital.