Para celebrar mais um ano de história

Um século e quase duas décadas. Cento e dezenove anos. Guararema fez aniversário nesta semana, no dia 19 de Setembro, e quem ganha o presente é cada um que tem a oportunidade de visitar ou habitar este município tão querido.
Com menos de trinta mil habitantes, a “Pérola do Vale”, como é conhecida, tem fama regional e nacionalmente por conta da beleza que compõe o cenário local. Guararema é um ótimo destino para quem deseja conhecer uma cidade tranquila e repleta de 'pontos verdes’. 
Sua história foi pontuada por elementos da natureza, religiosidade e tradição, que até hoje são reconhecidos por quem passa pelo município. Logo na entrada, visitantes se deparam com um Memorial que representa a formação do povo guararemense: Indígenas, Religiosos e Colonos.
Hoje Guararema transfere a responsabilidade de sua origem à força do trabalho humano. Essa força se reflete atualmente e colabora para o destaque no município. São inúmeros índices que apontam seu sucesso: em 2017, foi avaliada com o melhor desempenho da Região Metropolitana do Estado no Índice de Oportunidades da Educação Básica; no mesmo ano reconhecida como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado e manteve a certificação do Selo VerdeAzul pelo 3º ano consecutivo, tornando-se o único município da Região Metropolitana do Estado e do Vale do Paraíba a ser certificado; dados do Índice de Efetividade da Gestão, do Tribunal de Contas, consideram como “Muito Efetiva” a gestão do município, sendo a cidade mais bem avaliada do Alto Tietê e acima da média do Estado.
Nesta data, não parabenizamos a cidade apenas pelo seu aniversário, parabenizamos pelas conquistas, por dar orgulho a quem vem desta terra. A beleza está nos atributos da cidade, mas também em seu povo. É uma cidade de respeito, em todos os sentidos da palavra. Ah, se cada município brasileiro tivesse um pouco de Guararema...