Câmara de Guararema vai definir novo Presidente em dezembro

Divulgação Câmara Municipal de Guararema

No dia 21 de dezembro será realizada na Câmara Municipal de Guararema a Sessão Extraordinária que contará com votação para definir o Presidente da Câmara para o próximo biênio. As candidaturas aos cargos devem ser feitas no dia da sessão. 
De acordo com Regimento Interno do município, além do Presidente, a Mesa da Câmara é composta pelos cargos de Vice-Presidente e 2º Secretários, com mandato de dois anos. Desta forma, a votação também definirá estes cargos. 
Vereadores eleitos para compor a Mesa serão empossados, mediante termo lavrado pelo Secretário em exercício, na sessão em que será realizada a eleição. O regulamento também aponta que quaisquer titulares podem concorrer às eleições, mesmo que já tenham participado da Mesa. Somente é vedada a reeleição para função antes ocupada.
Atualmente, no Biênio 2017/2018, Odvane Rodrigues é o Presidente da Câmara de Guararema. Para o próximo período, alguns vereadores já se posicionam quanto ao interesse em assumir o cargo. Eduardo Moreira, que até o momento é o 1º Secretário, confirmou que deseja ser o novo Presidente. “Tenho intenção sim em disputar a presidência da Câmara. Estou no meu segundo mandato e penso estar preparado para continuar com o trabalho”, justificou. Quanto à expectativa para a eleição que acontece no fim do ano, o vereador afirma: “tenho certeza que será uma votação tranquila, respeitando as opiniões de todos”. 
Para o vereador Egilson Souza, esta eleição é importante para nortear a participação do Legislativo nos próximos anos. Sobre a presidência, ele diz: “tenho condições para atuar como Presidente pois tenho propostas concretas para apresentar e com isso melhorar a participação do Legislativo junto à População”. Egilson reforça a importância do comparecimento de munícipes à Sessão Extraordinária. Para ele, isso é imprescindível para entender como a Câmara atuará nos próximos anos.
O suplente Luiz Pereira reiterou que ainda não houve dentro da Câmara Municipal discussão ou consenso a respeito da formação da próxima mesa. Ele ainda confirmou que como suplente não pode concorrer à presidência, apenas a outros cargos. Os vereadores Eduardo Maia (Gonda) e Antonio Carlos, disseram que não concorrerão ao cargo, já os demais vereadores titulares de Guararema não se posicionaram sobre o assunto até o fechamento desta edição.