Cultura

Mogi e Guararema mantêm suspensão do Carnaval 

Desfiles do grupo especial acontecem neste final de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas cidade não terá festa de Momo

Tatiana Silva

Publicado

há 2 anos

em

Mogi e Guararema mantêm suspensão do Carnaval 

Divulgação

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo anunciou o cancelamento do carnaval de rua, considerando o aumento do número de casos e de internações pela Covid-19. No entanto, a flexibilização do uso de máscaras e o aumento do número de pessoas vacinadas possibilitou que o desfile das escolas de samba acontecesse neste final de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Com o cancelamento dos desfiles, três entidades que representam 250 blocos inscritos para participar do carnaval de rua de São Paulo comunicaram que não participariam do evento.

As cidades do Alto Tietê, na época, também abriram mão da festividade, como é o caso de Mogi das Cruzes que, em nota, a prefeitura reforçou não disponibilizar de estrutura para que as atividades acontecessem.

Para que os desfiles aconteçam, o evento precisou passar por algumas alterações no calendário, sendo adiado para abril nos dias 20, 21, 22, 23, e 26. As escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo desfilam nos mesmos dias e nos mesmos horários. Ao todo, serão cinco dias de desfiles no sambódromo do Anhembi.

Com a nova data para a festa, as entidades de blocos de rua de São Paulo decidiram revogar a primeira decisão e realizar os tradicionais desfiles nas ruas da Capital. Na sexta-feira (8), houve uma reunião entre os organizadores dos blocos e a Prefeitura de São Paulo. Os grupos carnavalescos reivindicaram a realização da festa em abril, durante o feriado de Tiradentes, mesmo período que ocorrerá o desfile das escolas de samba no Anhembi. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), manteve o posicionamento do início do ano, em cancelar o carnaval de rua de 2022. Um dos argumentos usados é de que não haveria tempo hábil para organizar os desfiles.

Em nota, a Prefeitura de Mogi das Cruzes também se posicionou contra a realização do evento: “Não há nenhum tipo de programação carnavalesca organizada pela Prefeitura da cidade prevista para o mês de abril."

Mesmo em meio a impasses com a prefeitura da capital paulista, diversos blocos de rua têm se organizado para desfilar durante o feriado prolongado de Tiradentes.