Nova frota de Ônibus - MOBILE

Cultura

Theatro Vasques reabre hoje com Concerto da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

Teatro retoma suas atividades com melhorias estruturais e ações de acessibilidade

Pedro Henrique

Publicado

ontem

em

Theatro Vasques reabre hoje com Concerto da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

Divulgação/PMMC

Nesta terça-feira (1º de abril) o Theatro Vasques reabre suas portas ao público com um concerto especial da Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. A apresentação, que começa às 20h, será dedicada à cantora Elis Regina, e os ingressos podem ser retirados na bilheteira a partir das 19h, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Mogi das Cruzes.

O evento também marcará a apresentação das melhorias realizadas no espaço, como a instalação de sistemas de climatização mais modernos e novos recursos de acessibilidade. Além disso, o público poderá participar de um tour pelas novas instalações do Theatro Vasques após o concerto.

Em entrevista, o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, destacou que as reformas visam não apenas melhorar a infraestrutura do teatro, mas também oferecer mais conforto e acessibilidade para os artistas e o público. “O Theatro Vasques está sendo reaberto com uma série de melhorias. Será um grande evento para a família mogiana”, afirmou o secretário.

A reforma do Theatro Vasques também inclui a instalação de uma plataforma de acessibilidade, que facilita o acesso entre os camarins e o palco cênico para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As obras, iniciadas em fevereiro, são parte de um projeto aprovado pelo Instituto Criarte, com recursos do Edital do Programa de Fomento à Arte e Cultura – PROFAC.

O Instituto Criarte também realizou reformas nos camarins do teatro, com a adaptação de banheiros acessíveis, instalação de pisos táteis e a criação de balcões acessíveis. As mudanças visam garantir maior inclusão no espaço cultural.

O fechamento temporário do teatro foi necessário para atender às normas técnicas brasileiras para ambientes que recebem grandes públicos, exigindo a atualização do sistema de climatização. As novas máquinas de ar-condicionado são mais potentes, e a climatização foi estendida aos camarins e à cabine técnica, garantindo mais conforto a todos os envolvidos nas atividades culturais.

Embora o teatro tenha ficado fechado para as reformas, a agenda de espetáculos seguiu normalmente durante o período, exceto quando o furto das condensadoras do ar-condicionado impossibilitou a realização de eventos, forçando a suspensão das apresentações previamente agendadas.

EVVE BANNER