Lira São José é uma das bandas mais tradicionais de Mogi

A corporação realiza apresentações em desfiles, festas e até batizados; a banda já participou de eventos em diversas cidades do Vale do Paraíba e do Alto Tietê

A Lira São José Operário é uma corporação musical muito conhecida em Mogi das Cruzes que leva a tradição e a boa música por onde passa. A corporação foi fundada em 19 de março de 2009 e sua primeira diretoria era composta pelo presidente Josemir Ferraz Campos e por seu vice Valdomiro Zapille.

Em função da pandemia, a banda reduziu as apresentações que realiza anualmente, mas desde quando foi fundada realizou apresentações em diversas cidades do Alto Tietê e do Vale do Paraíba, além de participar de festas religiosas como a Festa do Divino Espírito Santo e de São Benedito em Mogi das Cruzes.

Um dos destaques da corporação se dá pela diversidade em sua equipe. Sem estigmas, a banda se importa com o amor e o talento que a pessoa tem com a música e aceita pessoas de diferentes etnias - hoje, por exemplo, o quadro musical é composto por um padre e um pastor.

Em entrevista ao O Novo, o presidente da banda, Luiz Carlos, e os músicos Valterli, Tuco e Olímpio contaram a história da corporação. E para os que pensam que para participar da organização é preciso ser músico, está muito enganado. Luiz Carlos conta que nunca levou jeito para a música, mas a paixão e o conhecimento o permitiram participar de outras formas no grupo musical.