No último dia do ano, em diversos lugares do mundo, as pessoas se esquecem dos momentos difíceis que enfrentaram e se enchem de esperança... A contagem regressiva que marca a entrada de um novo ano age como uma descarga elétrica, que ilumina novas ideias, novos projetos, até mesmos novos comportamentos. A famosa “resolução de ano novo” faz com que nos sintamos invencíveis!
Em fração de segundos, temos certeza de que seguiremos uma dieta saudável e diariamente faremos pelo menos 1 hora de exercícios físicos! Ainda na contagem regressiva, antes que o relógio marque meia noite, respiramos fundo, cheios de convicção de que não deixaremos que o stress tome conta de nós. Seremos mais calmos, mais organizados, gastaremos menos, conciliaremos trabalho e lazer, viveremos em mais harmonia com a natureza, seremos cidadãos exemplares e seres humanos equilibrados. As zero horas do ano que se inicia conseguimos visualizar a melhor versão de nós mesmos, que de acordo com a psicanálise é o nosso Superego.
Os dias passam, nos atrapalhamos com as tarefas diárias, perdemos o foco. Mas não desista! Continue fazendo suas resoluções e as recomece quantas vezes forem necessárias.
De acordo com um estudo feito por Martin Oscarsson, Per Carlbring, Gerhard Andersson, Alexander Rozental, publicado em Dezembro de 2020, chamado “A large-scale experiment on New Year’s resolutions: Approach-oriented goals are more successful than avoidance-oriented goals”, quando estabelecemos metas claras a serem alcançadas e contamos com o apoio de familiares e amigos, aumentamos nossas chances de sucesso.
Sendo assim, não se deixe abater caso algo não tenha sido como você esperava! Você pode até almejar a perfeição, mas celebre todo progresso. Se gostaria de perder 20 quilos e perdeu apenas 5 – celebre-se! Se conseguiu caminhar apenas 30 minutos por dia – celebre-se! Se manteve a calma e não gritou com seus filhos por apenas 1 dia – celebre-se! Um dia de cada vez, continue... se parabenize por todas suas pequenas conquistas! Cerque-se daqueles que te encorajam.
Não espere outro ano novo para continuar seu projeto de vida. Se ame, se respeite, celebre-se hoje como se o ano novo estivesse começando agora.
Lilian Pagano Colli, 46 anos – brasileira, paulista, paulistana e São-Paulina. Naturalizada cidadã dos Estados Unidos onde manteve residência por 22 anos consecutivos. Casada e mãe de dois filhos Americanos (Jonathan 19 e Isabella 14).
Formação: Atualmente fazendo o curso de psicanálise na E.P.E. (Escola de Psicanálise Estrutural); Georgian Court University - Lakewood, N.J.
Formada em Agosto de 2014 • Bacharelado em Psicologia
Brookdale Community College - Lincroft, N.J.
Formada em Dezembro, 2012 • Associado em Artes/Letras