Lilian Pagano Colli
Metamorfoses
Metamorfose é uma “mudança radical de uma pessoa ou coisa”, isso apenas de acordo com uma de suas definições encontrada no Dicionário Michaelis de língua portuguesa.
Nossos dias se transformam em noite, as estações do ano transformam a natureza e o cenário ao nosso redor. Os meses e os anos passam. Envelhecemos, alguns de nós amadurecem, outros ficam de certa forma estagnados, mas ninguém pode fugir desta realidade.
Somos hoje diferentes do que éramos há alguns anos, há alguns meses, dias, ou talvez apenas horas atrás. Mudamos, nos transformamos.
Já estabeleci o fato de que mudamos com o passar do tempo, mas de quais formas mudamos? Será que mudamos apenas a aparência da nossa pele? Pele que agora mostra sinais de envelhecimento, as temidas rugas, manchas de sol, flacidez.
Será que mudamos apenas em nossa virilidade? Virilidade que agora se cansa fácil e troca uma noite de balada por uma noite bem dormida. Será que mudamos apenas em nosso intelecto? Pois agora temos uma mente com muito mais informações do que antes. Tivemos oportunidades de aprender com nossos erros e acertos e, se formos suficientemente inteligentes, mantivemos em nós uma mente aberta a qual nunca deixará de aprender com humildade coisas novas todos os dias.