Convidado da Semana
Reforma Tributária
Há anos, o Brasil fala na necessária reforma tributária. Nesse mesmo tempo, não se consegue coesão política para fazer vingar a dita reforma. O Brasil é uma república federativa, onde União, Estados e Municípios são independentes, conforme estatuído na Constituição de 1988.
Nessa organização, fez o constituinte dotar os entes federativos de recursos financeiros próprios, além dos chamados repasses. O sistema constitucional tributário nacional disciplinou as fontes desses recursos. O objetivo principal de sua existência é propiciar aos entes públicos, condições para suportar as necessidades da sociedade, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, dentre outras.
Os tributos incidem sobre signos de riquezas. Exemplo: circular com regularidade mercadoria, deflagra o fato gerador do ICMS, imposto de competência dos Estados.
O ICMS é a principal fonte financeira dos Estados. Previsto na CF, art. 155 e disciplinado pela Lei Complementar 87/96 (a famosa Lei Kandir), cada Estado possui suas leis e normas infralegais. Com certeza, o ICMS é o tributo mais complexo de apuração para as empresas, existente.
A reforma tributária, toda vez que chega no momento de tratar um novo modelo para o ICMS, emperra. Os Congressistas, influenciados pela força de seus Estados, não conseguem uma composição para modificar a estrutura do imposto. Nesse momento, o que se percebe, novamente, é essa mesma dificuldade. Difícil que a reforma tributária avance a ponto de modificar o ICMS. Esperar para ver!
Últimas Notícias

Guararema conquista 3º lugar no Atletismo nos Jogos da Melhor Idade do Estado

Municípios do Alto do Tietê recebem capacitação para inclusão de pessoas com TEA

Mercado Livre vai contratar 20 mil profissionais em logística até o fim de 2025

Prefeitura mobiliza comerciantes de Mogi para Mutirão de Empregos e contratações de fim de ano

Deputado Marcio Alvino apresenta projeto para sustar decreto que afeta APAEs

Homem é esfaqueado e morre após desentendimento com a esposa em Mogi das Cruzes

Filme “O Coreto”, gravado em Guararema, recebe 13 indicações no Los Angeles Brazilian Film Festival






