Natasha Santos
MEI pode adquirir carro com desconto
Os microempreendedores individuais (MEI) representam, atualmente, cerca de 15 milhões de pessoas, de acordo com dados do Sebrae. Dentre as principais categorias, destacam-se os pintores, serralheiros, jardineiros, cabeleireiros, mecânicos, entre outras categorias profissionais.
Considerada a maneira menos burocrática de prestar serviços e atuar no comércio, o MEI possui, entre suas vantagens, a possibilidade de comprar carros com mais de 20% de desconto. Essa modalidade faz parte dos programas de venda direta das montadoras, direcionados, entre outros públicos, para empresas e frotistas.
A porcentagem de desconto pode variar de acordo com o modelo e versão do veículo dentro de cada montadora. No entanto, é direito das montadoras atribuir os descontos apenas a determinados modelos de veículos, não sendo aplicável o desconto a qualquer modelo.
Na venda direta para CNPJ, a compra é feita diretamente com a montadora, apesar de ser intermediada por concessionárias. Na prática, a principal diferença é que, em vez de comprar um carro que já foi fabricado, o cliente paga por um modelo que ainda será produzido. Isso ocorre porque há algumas exigências das montadoras para comprovar a regularidade e existência da MEI, assim como documentos que comprovem a atividade da empresa. Consequentemente, o microempreendedor terá de esperar mais até a liberação do veículo.
Apesar de ser uma negociação relativamente simples, é preciso estar atento a algumas características do negócio. Primeiramente, ao comprar um veículo via CNPJ, o bem passa a ser da empresa, não do empresário. Isso significa que o carro pode ser penhorado para pagar dívidas da pessoa jurídica. O mesmo ocorre em relação às dívidas do automóvel.
Também é importante prestar atenção a outro detalhe: se a situação financeira apertar, não será possível vender o carro antes de completar 12 meses da compra, já que essa é uma das regras para ter direito ao desconto. Para verificar se o modelo que você gostaria de comprar está elegível para o desconto para MEI, é preciso se dirigir à área de "Venda Direta" nas concessionárias da marca.
Algumas marcas disponibilizam o percentual de abatimento: a Toyota tem um programa de desconto com abatimento de 10%. Na Volkswagen, os descontos variam entre 6% e 17%. A Nissan tem taxas de 6% a 21%. Já a Hyundai tem uma política de venda para frotista, que se aplica à compra a partir de dois veículos. O desconto para 1 a 10 carros é de 9%.