Conexão Esportiva

Stephan Barcha vence GP Jayme Loureiro Filho

Momento Equestre

Pedro Rebouças

Publicado

há 3 anos

em

Stephan Barcha vence GP Jayme Loureiro Filho

Luis Ruas

O cavaleiro olímpico Stephan Barcha (foto) sagrou-se campeão, no domingo 3 de outubro, do GP Internacional Troféu Jayme Loureiro Filho, principal prova da programação do 31º Torneio Indoor da Sociedade Hípica Paulista (SHP). Montando a égua Primavera Montana, o atleta carioca registrou o tempo de 53s75, sendo o único a zerar os dois percursos da disputa, que teve obstáculos a 1,50 m e 1,60m.

Na primeira volta do GP, estiveram em pista 36 conjuntos, dentre os quais os 12 melhores habilitaram-se para a segunda e decisiva rodada. O vice-campeonato ficou com Flavio Grillo montando Lorentino JMen, que zerou a primeira volta e fechou a segunda em 51s69, mas com uma falta. Em terceiro lugar chegou novamente Stephan, dessa feita montando Atomic des Luthiers, fechando com apenas um derrube trazido da primeira volta e pista limpa na segunda, com a marca de 58s74.

"Montar essa égua é um privilégio, monto ela desde os cinco anos. Ela ainda é um cavalo em formação com idade hípica de nove anos. Ganhar um Indoor é um sonho realizado, um GP tradicional no Brasil. Quero agradecer a toda a equipe, ao proprietário José Romero Dias Gomes da Silva: um sonho sonhado junto é muito melhor! Graças a Deus eu tenho um time forte que me dá todo o suporte", destacou Stephan, integrante do Time Brasil na Rio 2016. "Nosso próximo desafio é o Campeonato Brasileiro Sênior Top daqui a três semanas. Se eu conseguir ganhar com ela vai ser mais uma realização. A médio prazo nosso projeto é talvez o Campeonato Mundial ano que vem, depois o Pan-americano 2023 e Paris 2024.”

O GP foi válido pela seletiva do ranking brasileiro sênior top que irá garantir transporte de três cavalos e seus cavaleiros para o Winter Equestrian Festival 2022 nos Estados Unidos e ainda pela liga sul-americana na corrida para a final da Copa do Mundo 2022, em Leipzig, na Alemanha. Ao todo o Torneio Indoor da SHP distribuiu mais de R$ 400 mil em premiação, com R$ 120 mil em jogo no GP.

Desafio carro mais cavalo


Crédito da foto: Luis Ruas

Outra grande atração entre as 24 provas que integraram a programação do 31º Indoor foi o “Desafio carro e cavalo Stuttgart Porsche”. A primeira dupla a largar na disputa dessa “prova show”, também realizada no domingo 3 de outubro, foi composta por Rafael Ribeiro montando Robin Wood e Henrique Tielas pilotando a Porsche Macan. Os competidores cravaram 76s21 na soma dos dois tempos, percurso a cavalo mais o do carro, deixando uma difícil missão para as outras seis duplas que largariam na sequência. Ninguém, entretanto, conseguiu superar essa marca e a dupla acabou vencendo com ampla margem de 6s88 sobre a segunda colocada.

O campeão Henrique Tielas Moreira, vice-campeão do Desafio em 2020, comemorou emocionado o inusitado título com direito a torcida da plateia, já que também é cavaleiro e monta na Sociedade Hípica Paulista. “O carro tem muita agilidade, uma resposta instantânea, pode pôr o pé e confiar, ele passa toda a tração para o chão. É uma brincadeira super divertida, super empolgante”, disse o tricampeão paulista (motores Honda) e campeão brasileiro (Honda). Henrique Tielas, aliás, entrou para a história do karting nacional ao tornar-se o primeiro vencedor de provas de arrancada no Brasil. Em 2020 estreou na categoria Parilla no campeonato brasileiro representando a montadora Thunder Technologic, obtendo 100% de aproveitamento.

Rafael Ribeiro, um dos cavaleiros mais velozes em atividade no país, comemorou pelo segundo ano consecutivo a vitória no Desafio, desta vez montando Robin Wood. Em 2020 o título foi conquistado na parceira com Ewerton Brandão Filho. “É adrenalina o tempo inteiro, a prova é super empolgante, é divertida, todo ano a gente faz questão de vir e prestigiar. Ganhei o ano passado, esse ano foi o bicampeonato. O carro é fenomenal, ainda mais quando acelera”, comemorou Ribeiro.

A dupla vice-campeã foi formada por Luis Carlos Martins e Nicolas Dattelkremer montando Don Juan de Muze, que largou em 5º e fechou a apresentação em 83s09. Já o terceiro lugar do pódio ficou para a dupla Marcelo Valentini e Cesar Almeida montando Razhaida Tok que cravou 83s77.

Nessa divertida “prova show”, o primeiro a largar é o cavaleiro, que a cada derrube de obstáculo é penalizado com o acréscimo de quatro segundos ao tempo final. Assim que o cavaleiro termina seu percurso ele desce do cavalo, entra no Porsche pela porta do acompanhante, e aí é a vez do piloto acelerar para cumprir um percurso delimitado por cones dispostos entre os obstáculos na mesma pista de areia. Cada cone tem uma bolinha de tênis em cima, que, se derrubada, tira quatro segundos do tempo final do piloto. Caso o cavaleiro ou o piloto errem o percurso, a dupla é eliminada. Vence a prova a dupla que fizer o melhor tempo, já descontadas as penalidades. (Com informações de Imprensa SHP)

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.